terça-feira, 18 de agosto de 2009

ALHO

Alho, ame-o ou deixe-o. Este "ser" do reino vegetal fala por si só e não se conforma em compor uma lista de ingredientes-adereços de pratos. É quase carro-chefe e se apresenta em molhos, pizzas, tortas, sopas, saladas, carnes, peixes, aves, caças, cozidos, pães, antepastos, conservas, enfim, uma lista comestível sem fim. Em várias regiões do mundo onde era cultivado, como Índia e China, acreditava-se no uso do alho para afastar espíritos do mau, assim como na cura de várias doenças, incluindo ossos quebrados, tuberculose, bronquites e resfriados.
.
As pesquisas, feitas principalmente em cima dos hábitos alimentares dos chineses, apontam que boa parte da população ativamente consumidora de alho e cebola na alimentação diária manifesta menos câncer de estômago, leucemia e outros tipos de câncer, além de doenças cardíacas, reduzindo o colesterol do sangue. Essas pesquisas constatam também que os povos dos países mediterrâneos sofrem menos destes males do que outros.
.
Há mais de trezentos tipos de alho no mundo. Este bulbo é fortemente utilizado na culinária italiana, grega, francesa, espanhola, árabe, indiana, chinesa, portuguesa, americana (de algumas décadas para cá) e quase desprezado pelos ingleses e escandinavos. Nós, brasileiros, incorporamos o uso do alho diariamente em cardápios triviais ou em menus mais elaborados.
.
DICAS DE COMO LIDAR COM O ALHO
.
* Para descascar vários dentes de alho, coloque-os por cinco segundos no microondas ou mergulhe-os rapidamente em água fervente. A casca deve soltar-se com facilidade.
* Pra remover o cheiro de alho das mãos, abra a torneira de água fria e deixe que o jato escorra abundantemente do punho para baixo, sem esfregar as mãos.
* Para que o alho não se torne indigesto, corte-o no sentido do comprimento e remova o filamento do centro do dente.
.
Contém: vitamina B6, vitamina C, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio.
.
Uol
.
Partilhar

Um comentário:

Camila Regina disse...

adorei a dica do microondas pra descascar...! Tenho uma curiosidade sobre refrescos em pó! eles realmente fazem mal À saude? gostaria de um esclarecimento, se não for pedir muito..bjo