terça-feira, 15 de setembro de 2009

QUANTOS QUILOS GANHAR DURANTE A GRAVIDEZ?

O peso que você tem antes da gestação e os quilos ganhos durante os nove meses podem influenciar - e muito - a sua saúde e a do seu filho. Foi pensando nisso, e no crescente aumento de mulheres fora do peso ideal, que o Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM) elaborou uma nova recomendação: mulheres obesas devem ganhar entre 5 e 9 quilos na gestação.
.
O ideal é que a mulher que pretenda engravidar esteja com o índice de massa corporal (IMC) dentro do normal, entre 18,5 e 24,9. Porém não é o que acontece muitas vezes. Assim, é fundamental ter um controle dos quilos a serem ganhos de acordo com o seu peso. Mulheres muito magras (com IMC abaixo do normal, menos de 18,5) têm de engordar um pouco mais, para evitar que o bebê nasça com baixo peso. As gestantes acima do peso têm uma reserva natural e não precisam ganhar massa gordurosa. Porém, devem seguir uma dieta balanceada, rica em proteína, vitamina, ferro, cálcio.
.
O controle de peso para as obesas serve como prevenção. Estudos realizados para o novo relatório do IOM confirmam que engordar demais durante os nove meses aumenta o risco de diabetes gestacional, hipertensão e ter parto cesárea. Além disso, a mulher tem mais dificuldade de perder os quilos extras da gravidez e de apresentar problemas de saúde mais tarde, como cardíacos e diabetes.
.
VEJA A TABELA DE RECOMENDAÇÕES:
.
Abaixo do Peso (IMC <18,5)>
Peso Normal (IMC 18,5 - 24,9) - Deve ganhar de 11 a 16kg
Sobrepso (IMC 25 - 29,9) - Deve ganhar de 7 a 11kg
Obesidade (IMC > ou = 30) - Deve ganhar de 5 a 9kg
.
Partilhar

3 comentários:

Gabriel disse...

A pergunta foge o tema mas queria saber se água com gás tem alguma contra-indicação, tipo dar barriga ou outra coisa? Depois de atividade física, corrida ou judô, pode-se beber tranqüilmanete água com gás da mesma forma que a sem gás?

obrigado!
G

Christiane Rocha Veloso disse...

Pode sim. A única contra indicação é se você tiver gastrite ou algum outro problema no estômago.

Gabriel disse...

Ok, obrigado!