sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ALIMENTE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

Desde o momento que nascemos estamos expostos a bactérias, vírus, fungos e outras substâncias estranhas ao nosso organismo, estas podem então vir a agredi-lo. Contudo, para combater esses inimigos possuímos o tão famoso sistema imunológico que apresenta células específicas que estão sempre alertas e prontas para defende-nos de tais substâncias.
.
Esse sistema pode muitas vezes ficar debilitado, quando isso acontece nos tornamos suscetíveis a todos os agentes estranhos citados acima que tendem a provocar resfriados, gripes ou outras doenças mais sérias, como infecções generalizadas e até mesmo o câncer. São fatores que podem fragilizar e assim gerar prejuízos para o sistema imunológico: estresse físico, ambientais (exemplo: poluição), emocionais (exemplo: depressão) e a alimentação desequilibrada, a qual está ligada diretamente aos demais fatores. O sistema imunológico, também conhecido como sistema imunitário, compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores internos, como bactérias, vírus ou parasitas. Está mais que confirmado que um indivíduo saudável e que possui uma alimentação diversificada, sendo rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, está bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças, visto que estes alimentos possuem grande quantidade de vitaminas e minerais, que tem ação direta em nosso sistema imunológico. As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e o ácido fólico e os minerais zinco e selênio, aí vão então os respectivos alimentos:
.
VITAMINA A - cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.
VITAMINA C - Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes.
VITAMINA E - germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, vegetais folhosos e legumes.
ÁCIDO FÓLICO - fígado, feijões e vegetais folhosos verdes escuros (brócolis, couve, espinafre).
ZINCO - carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
SELÊNIO - Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.
.
Partilhar

3 comentários:

Gabriel disse...

Uma dúvida, que não tem muito haver com o post, que por sinal foi legal: margarina ou manteiga? qual é menos pior? Li outro dia que a margarina é um verdadeiro veneno.

Christiane Rocha Veloso disse...

Gabriel, se for analisar, as duas são 'venenos' rs. O segredo é moderação no consumo. Abraços!

Gabriel disse...

Ok, obrigado!