quarta-feira, 27 de maio de 2009

MANTEIGA OU MARGARINA?

A manteiga tem a fama de ser mais prejudicial à saúde por conter colesterol, porém é muito mais saborosa. Já a margarina é preferível por ser mais saudável... será?
.
A manteiga como alimento de fonte animal, tem em sua composição uma quantidade de ácidos graxos do tipo saturado e colesterol. Por ser assim, em excesso estes são maléficos para a saúde por favorecer o entupimento de artérias (aterosclerose) quando acumulados nestas, prejudicando todo o fluxo sanguíneo.
.
Já a margarina, como alimento de origem vegetal não possui em sua composição o colesterol. Porém, para ser semi-sólida, passa por um processo de hidrogenação onde adquire ácidos graxos trans ou cis que quando vão para a circulação depois de ingeridos e absorvidos, podem se acumular nas artérias também prejudicando da mesma forma o fluxo sanguíneo.
.
Resumindo... ambas são prejudiciais, sendo a manteiga ainda mais calórica. Quem deseja perder peso o ideal é consumir a margarina light. Quanto ao colesterol, há no mercado margarinas com fitostérois (substâncias presentes em óleos vegetais - com propriedades de inibir a absoção de colesterol ruím, sem reduzir o bom).
O CONSUMO DEVE SER SEMPRE COM MODERAÇÃO!
.
Nutrição e Saúde
.
Partilhar

Nenhum comentário: