terça-feira, 21 de julho de 2009

COMO MANTER A FORMA COMENDO EM RESTAURANTES

Arroz, feijão, bife e, às vezes, um belo lanche do fast-food ao lado. A rotina alimentar de quem trabalha fora, e longe de casa, beira a mesmice de sabores e variedades. Isso sem contar nos inúmeros lanches e comidas de baixo valor nutritivo que colocam em risco a silhueta. Mas, se engana quem pensa que é impossível levar uma alimentação saudável adiante nessa situação. "Opte sempre pelo restaurante com mais variedades e evite frituras, doces e molhos prontos", explica Fernanda Correa, nutricionista da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo.
.
A regra para comer bem em estabelecimentos por quilo é ter no prato os três grandes grupos alimentares: energético, construtor e regulador. Para isso, basta que se balanceie porções de carboidratos (arroz, batata e macarrão), proteínas (carnes e feijão) e verduras e legumes. "Metade do que você pegar no buffet deve ser de verduras e legumes, a outra metade divida entre carboidratos e proteínas", ensina Mariana Del Bosco Rodrigues, nutricionista da Abeso - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
.
Já os lanches, salgados e fast-foods devem ser encarados como um luxo na dieta. A dica é selecionar dentro do cardápio das lanchonetes opções de menor valor calórico, caso você queira emagrecer ou mesmo manter as curvas. O mais importante é saber que engordamos pela regra, não pela excessão. Lanches, doces e frituras não podem estar sempre no prato do almoço. Para garantir a ingestão de todos os nutrientes de que seu corpo precisa diariamente, tenha sempre um prato colorido. Misture as saladas de folhas verdes, com tomates, cenouras, beterrabas e pepinos, por exemplo. E não exagere. Pequenas porções diárias nutrem o organismo e ainda ajudam a emagrecer.
.
Terra
.
Partilhar

3 comentários:

Camila Regina disse...

adorei seu blog,,,,to te seguindo

Thais disse...

oiii adorei seu blog vou add. e passar para uma amiga minha tbem Ela e estudante de nutricao!!!tbem quero receber novidades por email
thais21@live.com

Christiane Rocha Veloso disse...

Obrigada Camila!