sábado, 10 de outubro de 2009

CHÁS

Os chás possuem alguma contraindicação? Crianças e gestantes podem consumí-los? E indivíduos com diabetes, hipertensão, insuficiência renal e cardíaca?
.
Os chás branco, vermelho, preto e verde são extraídos da mesma planta, a Camellia Sinensis, os benefícios são os mesmos, com potencialidades diferentes. A diferença no processo de fabricação é que define as diferencas na quantidade de polifenóis. O chá verde em conjunto com uma dieta balanceada pode trazer grandes benefícios à saúde.
.
Cada planta tem um princípio ativo diferente, dependendo da finalidade e do efeito que a pessoa deseja. O chá verde (planta-Camellia Sinensis) não seria aconselhável para crianças. Como a criança é muito mais sensível quando comparada a um adulto, para um efeito laxativo, calmante ou digestivo outras ervas seriam mais indicadas. Os orientais desde a infância já tomam o chá verde. Dentre muitas funções ele pode também ser usado para estabelecer os mecanismos imunológiocs e tem efeito na prevenção de infecções por conta da ação imunomoduladora. Por estes efeitos pode ser indicado para crianças em idade escolar e em uma dosagem de 1 xícara ao dia, longe das refeições. O Chá verde não é aconselhável para grávidas, nutrizes, paciente renal crônico e pode ter interação medicamentosa com remédios que contenham cafeína, mas tudo vai depender da individualidade de cada caso.
.
A indicação do chá verde deve ser feita pelo nutricionista após uma anamnese bem detalhada, para que o chá possa trazer beneficios e não desconfortos. Um indivíduo, por exemplo, que tem dificuldade de dormir, o chá é aconselhável tomar a última xícara até as 17h ou mesmo um indivíduo com enxaqueca pode ser sensível a cafeína que tambem é encontrada no chá (em menos quantidade que do café e com absorção mais lenta), deve-se mudar toda a dieta e introduzir o chá gradativamente para não agravar seu quadro. Existem muitos estudos que mostram o efeito positivo do consumo de chá verde na perda de peso. Existem também trabalhos sobre a relação entre o chá verde e patologias como hipertensão, gastrite e doenças coronarianas.
.
Nutrição em Foco
.Partilhar

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns por esclarecer que nem todos podem consumir o chá indiscriminadamente! As revistas do ramo alardeiam os benefícios do chá verde, mas esquecem de alertar para as contra-indicações.
Abraços e parabéns pelo blog! Se você atendesse em Brasília, certamente seria minha nutricionista!

Christiane Rocha Veloso disse...

Obrigada Thaís! Fico feliz em saber que meu blog está agradando. Obrigada por acompanhar sempre. Abraços!

Dani disse...

Otimo post. Esclareceu muitas coisas.
Vc sabe dizer se o chá verde interfere em antidepressivos? Obg!!!

Christiane Rocha Veloso disse...

Que eu saiba, se consumido de forma moderada não há interferência não. Abraços!

Dani disse...

Obrigada!!! Estou tomando só 500ml do chá verde por dia...mas venho me sentindo mal desde q comecei.. Vou ver se faço mais fraco pra ver se melhora. Obg!