quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ

O maracujá devido as suas propriedades terapêuticas tem valor medicinal. As folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas têm efeito diurético. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação seja na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo. Mas 60% do fruto é casca, então nada melhor que aproveitá-la também.
.
Pesquisas realizadas recentemente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ , e testada em ratos, mostraram que a casca de maracujá desidratada e transformada em farinha é um alimento com alta concentração de fibras solúveis (pectina) e insolúveis. No nosso organismo a pectina forma um gel que, no caso da diabetes, dificulta a absorção de carboidratos, tornando-a mais lenta e evitando a hiperglicemia. Os estudos clínicos demonstram também os benefícios das fibras no controle do colesterol, no aumento da saciedade e maior tempo de esvaziamento gástrico, contribuindo para a perda de peso em indivíduos obesos e regularização da função intestinal, evitando certos tipos de câncer que se desenvolvem no intestino.
.
Pode ser usada nas refeições. Sugere-se usar uma ou duas colheres de sobremesa no leite, iogurte ou suco. Vale lembrar que a farinha de maracujá não cura a diabetes, enquanto for usada controla a velocidade de absorção da glicose, quando o uso é suspenso essa taxa pode voltar a subir.
.
Mundo Verde
.
Partilhar

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O PODER DO LIMÃO

O limão, como sempre disseram os mais velhos, oferece diversos benefícios a saúde. Ajuda a prevenir resfriados, a emagrecer e até a evitar problemas de coração e circulação. Também é bom para manter o colesterol sob controle, auxiliar no trabalho dos rins, na digestão e na regulação do açúcar do sangue.
.
Melhora o sistema imunológico e é um poderoso desintoxicante. Auxilia no combate a formação de cálculos renais, além de beneficiar o emagrecimento por proporcionar sensação de saciedade. Diabéticos e hipertensos também devem incluir o limão na alimentação. Quem tem úlcera ou gastrite não precisa abrir mão do alimento, que ajuda a cicatrizar feridas, desde que não haja exagero no consumo.
.
DICAS DE CONSUMO
.
* SUCOS - Misture o limão com outros sucos de frutas, como mamão, laranja e manga. Dessa forma, o limão ajuda a absorver os nutrientes das outras frutas. As mais doces também amenizam o gosto amargo do limão. A limonada suíça é uma das melhores formas de consumir o limão, pois é preparada também com a casca que tem fibras e nutrientes que não estão presentes nos gomos. A limonada deve ser ingerida logo após o preparo e, de preferência, sem açúcar.
* SALADAS - Tempere as saladas com limão, além de proporcionar um sabor agradável gera inúmeros benefícios à saúde.
.
Dica de livro: O Poder da Cura do Limão - Nutricionista Conceição Trucom.
Matéria adaptada do site
Terra.
.
Partilhar

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

KEFIR: GRÃOS QUE ESBANJAM SAÚDE

Alguns dizem que ele se assemelha ao iogurte. Outros dizem que ele possui sabor e textura únicos. O Kefir é uma bebida originada na região do Cáucaso, na Rússia, e há séculos é difundido através de doações de seus grãos para a produção de leite fermentado, com baixo teor de lactose e inúmeras propriedades benéficas a nossa saúde.
.
Possivelmente um dos alimentos mais antigos da humanidade, o Kefir é ainda pouco difundido no Brasil. Trata-se de um alimento probiótico complexo produzido através da fermentação do leite por bactérias e leveduras, com aspecto semelhante ao iogurte, mas de valor nutricional e terapêutico muito maior. O Kefir é tradicionalmente preparado com leite de cabra, ovelha ou vaca e seus pequenos grãos, em contato com o leite por 24 horas ou mais, produzem um leite fermentado de sabor levemente ácido e refrescante. No Brasil, a BioLogicus, um centro de pesquisa em probióticos com sede em Recife, adaptou a fermentação dos grãos de Kefir e passou a produzir, além do kefir de leite de vaca, Kefir de sucos de uva, tangerina e limão e também o kefir de leite de soja.
.
Um estudo realizado na Universidade de Brasília mostra que o Kefir pode ser uma excelente opção para pessoas com intolerância à lactose uma vez que o leite fermentado a partir de grãos de Kefir pode chegar a uma redução do teor de lactose próxima do leite industrializado de baixa lactose. Quanto maior o tempo de fermentação, menor o teor de lactose. O kefir é conhecido por suas inúmeras propriedades benéficas ao nosso organismo. Recentemente foi publicado um estudo realizado pela National Taiwan University relatando que o Kefir pode ajudar a prevenir alergias alimentares.
.
COMO PREPARAR O KEFIR
.
Junte 20 g de Kefir (1 colher de sopa) a 250 ml do leite de sua preferência (integral ou desnatado) em um recipiente de vidro ou porcelana limpo. Cubra o recipiente com um pano limpo e deixe fermentar pelo período mínimo de 24 horas em temperatura ambiente (que deve variar entre 25 a 30 graus). Coe com uma peneira retirando os grãos de Kefir. O líquido coado já pode ser consumido ou guardado em geladeira. Os grãos que ficaram na peneira devem ser colocados novamente no vidro com leite para uma nova etapa de fermentação e assim sucessivamente. Desta forma você sempre terá Kefir para seu consumo diário. Se você não quiser produzir Kefir imediatamente, guarde os grãos no refrigerador com um pouco de leite, apenas o suficiente para cobrir os grãos, pelo período máximo de 15 a 20 dias.
.
O Kefir é muito consumido com mel e batido com frutas, mas também pode ser preparado com sal e ervas aromáticas. Algumas pessoas também produzem queijos a partir do Kefir. Aconselha-se a não deixar os grãos de kefir entrarem em contato com quaisquer objetos de metal já que os grãos de kefir são ácidos e podem reagir a certos metais. O mais interessante deste alimento é o fato de ele possuir duração indeterminada. Os grãos de Kefir se multiplicam durante o processo de fermentação e é desta forma que as pessoas fazem doações dos grãos de kefir excedentes a cada fermentação. É assim que ele tem sido distribuído e conservado ao longo de gerações.
.
Há vários sites com contatos de doadores de Kefir mundo afora e os adeptos condenam a comercialização deste probiótico: http://www.kefir.com.br/
.
Esta materia foi retirada do site sem lactose.
.
Partilhar

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

LEITE DEVE SER USADO PARA HIDRATAÇÃO APÓS ATIVIDADE FÍSICA

Uma pesquisa da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma significativa melhora na reidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e isotônicos.
.
Andrea Andrade, da consultoria RG Nutri, de São Paulo, afirma que "o leite é uma bebida com grande potencial de hidratação pós exercício, já que contém eletrólitos, carboidratos e 90% de água, essenciais para esse processo de recuperação". O estudo aponta ainda que não houve perda de água pela urina nas pessoas que consumiram leite para se hidratar no período de recuperação, ao contrário dos que ingeriram outros líquidos. A pesquisa sugere que os nutrientes presentes no leite, como o sódio e o potássio, sejam responsáveis pela eficácia no restabelecimento do balanço hídrico após uma desidratação causado por exercícios.
.
Partilhar

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MUITO PRAZER, LICHIA

Janeiro é uma boa época para apreciar a lichia, uma fruta que, apesar de saborosa e nutritiva, é ainda desconhecida por boa parte dos brasileiros. Mas é bom não perder muito tempo. A safra da fruta começa entre outubro e novembro e dura até o fim do primeiro mês do ano.
.
Originária da China, a lichia é um pouco diferente das frutas mais populares por aqui. Um pouco menor do que uma ameixa, a lichia possui uma casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer, como a banana. Docinha, ela agrada ao paladar até mesmo das crianças, mas também é uma boa pedida para quem quer se ver livre de quilos extras. A polpa da fruta possui pouca gordura, poucas calorias e muita água. Por isso, costuma ser indicada para quem deseja emagrecer. O gosto é bem parecido com o da uva itália.
.
Outro ponto positivo é a quantidade de vitamina C que o alimento possui. Cada 100g de lichia tem 50mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de possuir ação antioxidante, combatendo câncer e problemas de coração. A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele. Tanto que já é usada da composição de alguns cosméticos. Além de ser mais fácil de encontrar a lichia nas feiras e nos supermercados no início do ano, é nessa época que as frutas estão mais doces e baratas.
.
CURIOSIDADES SOBRE A LICHIA
.
* A fruta é relativamente nova no Brasil. Ela entrou com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais. Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado.
* Cada 100 g da fruta, entre 8 e 15 lichias, dependendo do tamanho, possui cerca de 65 calorias. É uma quantidade baixa. Por isso, a fruta é uma boa pedida para quem deseja emagrecer. As poucas calorias da lichia são, em sua maioria, provenientes do carboidrato da fruta.
* A melhor maneira é lavar bem a casca da lichia antes de abri-la, para evitar que impurezas contaminem sua polpa.
* Ela é composta principalmente de vitamina C, mas possui ainda vitaminas do complexo B, cálcio, sódio e potássio.
* Com a fruta pode ser preparado suflês, frutas, compotas e sucos. O gostinho exótico da lichia costuma agradar.
.
Partilhar

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

IMPORTÂNCIA DE FRACIONAR AS REFEIÇÕES

Fracionar a alimentação é uma das orientações mais comuns e importantes na atuação do nutricionista. Apesar disso, nem sempre as pessoas conseguem seguir essa recomendação.
.
A falta de tempo para fazer pequenos lanches, a indisponibilidade de alimentos saudáveis e a ausência do hábito de levar alimentos de casa para o trabalho são algumas das causas mais frequentes de erros alimentares relacionados ao fracionamento das refeições. Assim, os nutricionistas precisam de muitos argumentos convincentes para fazer com que as pessoas mudem seus hábitos alimentares e adotem um estilo de vida mais saudável.
.
Muitos estudos evidenciam que o fracionamento das refeições ao longo do dia auxilia a reduzir a fome e a evitar uma supercompensação nas refeições seguintes, apontando para uma relação inversa entre o peso corporal e adiposidade e frequencia alimentar. Além de favorecer o estímulo metabólico e o controle de peso, o fracionamento das refeições também pode melhorar o perfil lipídico. Uma alimentação fracionada pode auxiliar na melhora do comportamento cognitivo e do humor, especialmente se houver uma composição nutricional equilibrada associada à convivência social e à atividade física.
.
Dessa forma, é indicado a realização de 3 refeições principais durante o dia, com pequenos lanches entre elas. A falta de tempo ou de opções de alimentos saudáveis nos lanches intermediários não deve ser um impedimento para que essas pequenas refeições sejam realizadas. Algumas opções práticas de lanches são barrinhas de cereais, iogurtes com cereais integrais, frutas e biscoitos integrais, permitindo o fracionamento adequado da alimentação e garantindo um bom funcionamento do organismo por meio da escolha de alimentos saudáveis e nutritivos.
.
Partilhar

domingo, 17 de janeiro de 2010

CUIDADO COM OS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA PRAIA

Verão, sol, praia... As intoxicações alimentares são muito comuns nesta época do ano, pois os alimentos ficam expostos por muito tempo ao sol e temperatura ambiente, aumentando o risco de proliferação bacteriana, responsável por causar a intoxicação.
.
A melhor maneira de evitar que isto aconteça é dando preferência a alimentos industrializados, embalados e, de preferência, de marcas conhecidas e confiáveis. Evite comprar produtos de vendedores ambulantes, principalmente, após o meio da tarde, quando o vendedor já está com o produto exposto há muitas horas e, provavelmente com uma temperatura inadequada à manutenção do produto.
.
Veja alguns cuidados ao consumir produtos na praia:
.
SANDUÍCHE NATURAL: Tem altíssimo risco de contaminação, pois a maionese é a base do sanduíche e ela deteriora com poucas horas fora da geladeira, além dos outros itens que também são perecíveis. Mesmo que estejam acondicionados em gelo e em isopores o risco é alto, pois a temperatura ali dentro vai se reduzindo com o passar das horas, aumentando as chances de contaminação.
QUEIJOS: A maioria dos queijos é proveniente de leites não pasteurizados e produzidos de forma caseira, por isso pode conter vários micro-organismos causadores de toxinfecções alimentares.
FRUTOS DO MAR: A exposição solar acontece de maneira direta em cima da bandeja. Mesmo sendo submetidos à temperatura na hora do preparo, muitas bactérias ainda permanecem vivas e podem se multiplicar quando expostas ao sol.
PICOLÉS E SORVETES: Se for de marca confiável, são super seguros, pois são de empresas fiscalizadas constantemente pela Vigilância Sanitária. Evite comprar picolés de marcas desconhecidas, pois não se sabe a procedência dos produtos utilizados, como por exemplo, o tipo de água.
FRUTAS: Não se sabe como a fruta foi manipulada até chegar à praia, assim como, a higienização das frutas e da faca utilizada para picá-las. Além disso, as altas temperaturas da praia tornam as frutas o paraíso perfeito para a multiplicação de bactérias.
SALGADOS: Prefira recheios de queijo com tomate, deixando de lado os de presunto, calabresa, salsicha e carne que são mais sujeitos à contaminação.
MILHO: É uma boa opção pelo baixo risco de contaminação. Apenas verifique se o milho está totalmente imerso e a água em ebulição.
COCO: Ótima opção para garantir a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos com o suor na praia, especialmente se você pratica algum tipo de atividade física. Procure tomar a água diretamente do coco e cuidado ao consumir a polpa, pois a faca utilizada para o corte deve estar limpa.
CERVEJAS E REFRIGERANTES: Não oferecem risco de contaminação, por ser alimentos embalados, fechadso e de empresa qualificada. Do ponto de vista nutricional, no entanto, não é tão nutritivo quanto um suco de fruta ou água de coco. Se desejar consumir a cerveja, prefira alternar com água de coco ou água e limite a ingestão, não exagerando.
.
O melhor é sempre que possível consumir os alimentos industrializados, embalados e de empresas confiáveis como: bebidas, picolés e biscoitos, ao invés de comprar produtos de ambulantes. Procure fazer um café da manhã super-reforçado antes de sair de casa, para a fome não bater rapidamente. Levar lanches industrializados também é uma ótima opção.
.
Partilhar

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

QUAL O MOMENTO CERTO DE INICIAR O DESMAME?

Qual mãe não fica ansiosa ao pensar em que momento deve iniciar o desmame do filho? Tenha calma. Para que esse processo seja tranquilo é fundamental que seja feito aos poucos. E não se esqueça: segundo o Ministério da Saúde, o leite materno deve ser alimento exclusivo do bebê até os 6 meses e como complemento da dieta até os 2 anos.
.
O momento de apresentar novidades aos bebês exige paciência da família. É normal os filhos reagirem de várias maneiras, da irritabilidade a alterações intestinais. Isso porque o leite materno contém enzimas digestivas e, quando o bebê começa a comer papinha, seu organismo terá de digerir os alimentos sozinho. Deve se observar à ação dos alimentos no intestino do bebê, pois alguns têm propriedades laxativas e outros prendem o intestino. A mãe deve ter cuidado para não exagerar nas porções. De acordo com as orientações dos especialistas, é importante introduzir um item por vez, para identificar o alimento que causou reação no bebê. O leite de vaca é o campeão nesse quesito, mas alimentos industrializados e com corantes também podem provocar transtornos como alergias.
.
Não se surpreenda se o bebê se tornar manhoso. O lado emocional também se abala durante o desmame. Seu filho pode ficar mais chatinho, acordar de madrugada e requisitar mais você. Para alguns especialistas o desmame é uma espécie de desligamento com a mãe. Outro comportamento típico dessa fase é a recusa de alimentos. Há bebês que até cospem a comida. Nesse caso, a orientação é acrescentar o alimento ao cardápio novamente algumas semanas depois ou, ainda, apresentá-lo de outra forma. Uma dica para as mães que enfrentam dificuldades nessa fase é conversar diariamente com seus bebês (e consigo mesmas) para preparar o desmame, que deve ser gradual, respeitando o ritmo da criança.
.
DICAS PARA INICIAR O DESMAME
.
* Inicie o desmame com sucos, que podem ser dados de manhã, entre as mamadas.
* Após dez dias, comece com as papas de frutas. Assim como o suco, a papa pode ser oferecida como um lanche, no intervalo entre as mamadas.
* Depois de um mês tomando suco e comendo frutas amassadas ou raspadas, é hora da papa salgada, que pode substituir uma das mamadas.
* Ao final de dois meses após o início do desmame, dá para introduzir a segunda refeição salgada.
* A papa de fruta continua como opção de lanche da manhã ou da tarde.
* Apresente os alimentos gradualmente, iniciando um item diferente a cada três dias. O volume da porção depende da aceitação do bebê. Em geral, três a quatro colheres de sopa por refeição são suficientes.
.
Partilhar

domingo, 10 de janeiro de 2010

SOJA É BENÉFICA PARA O COLESTEROL

A soja é um alimento benéfico para o controle do colesterol, contribuindo para a prevenção da aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias), a principal causa do infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e do derrame cerebral.
.
A ingestão de proteína da soja (25 gramas por dia) pode reduzir o colesterol ruim (LDL-C) em menos 6%, portanto, pode ser considerada como auxiliar no tratamento do colesterol elevado. A soja pode ser consumida de diversas maneiras: in natura, moída para fazer farinha ou processada para fazer óleo, como leite, coalhadas e concentrados de proteínas.
.
Saiba um pouco mais sobre os derivados da soja:
.
* QUEIJO DA SOJA (TOFU): É obtido amassando-se os grãos de soja deixando-os de molho em água; suas proteínas são coaguladas e precipitadas por adição de sais de cálcio e magnésio, geralmente o sulfato de cálcio. O tofu é muito utilizado em sopas, cozidos, ou mesmo in natura temperado com molho shoyo.
.
* MOLHO DE SOJA (SHOYO): O shoyo é um molho obtido pela fermentação dos grãos de soja misturados a cereais. Após a fermentação é acrescentado sal e, no final, o produto é pasteurizado, filtrado e envasado.
.
* PASTA DE SOJA (MISSÔ): É um produto pastoso e salgado, obtido pela fermentação de soja e cereais, acrescido de sal. É utilizado em sopas e como tempero. As pessoas hipertensas devem evitar o seu consumo, assim como o molho shoyo, por serem ricos em sal.
.
* LEITE DE SOJA (TONYU): É obtido pela trituração dos grãos, seguido de tratamento térmico, e depois, filtração para remoção de sedimentos. O leite de soja tinha um sabor peculiar de soja, o que o tornava impopular; mas o recente avanço tecnológico conseguiu torná-lo em uma bebida agradável e muito consumida. Este alimento estimula a proliferação de lactobacilos intestinais, que normalmente habitam o intestino e mantêm o equilíbrio da flora intestinal.
.
* PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (PTS): É obtida a partir do processamento especial da farinha de soja desengordurada. Têm aparência semelhante a carne sendo muito utilizada na indústria de embutidos na composição de salsichas e hambúrgueres.
.
Partilhar

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PÊSSEGO

O nome do pêssego vem da palavra latina “pérsica”. Ele foi dado à fruta pelos antigos gregos e romanos, já que eles acreditavam ser uma planta vinda da Pérsia. O pêssego, porém, não veio da antiga Pérsia, atual Irã, e sim da China.
.
O pêssego é uma fruta de baixo teor calórico e é rico em fibras, especialmente em pectina que além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Dentro os nutrientes, encontramos o potássio, manganês, vitamina C e niacina. A Niacina é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
.
Na hora da compra, deve-se dar preferência aos de casca firme, mas não dura. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira, onde se conservam por uma a duas semanas. Mas, atenção: os pêssegos não devem ser lavados, a não ser pouco antes de serem servidos. Os que estiverem muito maduros ou com algumas manchas, devem ser aproveitados o mais rápido possível. O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade e preço convidativo.
.
Partilhar

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ATIVIDADE FÍSICA X CARBOIDRATOS

Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque ese nutriente será responsável em maximizar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós exercício. Vários estudos na literatura sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, ao passo que uma inadequada ingestão desse nutriente pode acarretar em cansaço e fadiga.
.
Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados – ao contrário dos estoques de gordura. Só para termos uma idéia, se o carboidrato fosso a única fonte de energia do nosso organismo, uma atividade moderada de 90 minutos seria capaz de depletar seus estoques. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas sempre em nossa alimentação para repor e até maximizar seus estoques não comprometendo dessa forma o desempenho.
.
Para um indivíduo sedentário é recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 -55% do seu total calórico em carboidrato. Porém para quem pratica atividade física ou é atleta essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos. Para uma melhor avaliação do aporte de carboidrato recomendado para a sua situação de treinamento seria indicado consultar um nutricionista.
.
FONTES DE CARBOIDRATOS
.
Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas, legumes são exelentes fontes de carboidrato. Vale a pena lembrar que além do carboidrato esses alimentos também fornecem para o nosso organimso alguns outros nutrientes tais como vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, etc. Deve ser lembrado que, de preferência, a arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras a nossa alimentação.
.
Partilhar

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EFEITO SANFONA

O desejo de toda mulher é emagrecer e nunca mais engordar. Para isso, muitas recorrem às dietas radicais, jejuns prolongados, consumo apenas de líquidos e sopas, que levam ao eterno emagrece-engorda, mais conhecido como efeito sanfona. Por que isso acontece?
.
As células do nosso corpo se alimentam principalmente de glicose (principal fonte de energia). Quando os níveis de glicose no sangue diminuem, o corpo usa a proteína e a gordura como fonte para produção de glicose. Porém, a proteína e a gordura têm menos capacidade de fornecer energia do que a glicose, sendo necessária uma quantidade maior destes dois para fornecer a mesma quantidade de energia que um volume menor de glicose forneceria. Por isso, o emagrecimento ocorre de forma rápida, porém de forma pouco duradoura. Logo que a pessoa retoma os velhos hábitos, o corpo volta a ganhar peso, pois o que se perdeu foi praticamente líquidos e músculos.
.
Para evitar que o efeito sanfona aconteça, é importante reeducar o organismo com hábitos de vida saudáveis e seguir uma dieta gradual e progressiva, para o organismo se acostumar com as reduções de alimentos, aliada à prática de atividade física regular que auxilia no aumento do consumo de energia acelerando o metabolismo e favorecendo a manutenção do peso. Uma dieta saudável é composta por todos os grupos de alimentos, cada um em quantidade específica e adequada. É importante comer mais vezes ao dia, consumindo menor quantidade de alimentos, para controlar o apetite. Quanto mais colorido o prato, sobretudo por verduras e legumes, mais saudável ele será.
.
Partilhar

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PAVÊ DE MORANGO COM RICOTA

Para uma sobremesa bem light e refrescante, com rendimento de 8 porções e 85 calorias cada.
.
INGREDIENTES 1ª camada:
1 e 1/2 xícara de chá de ricota fresca
1 xícara de chá de leite desnatado
4 colheres de sopa de adoçante culinário
1 colher de sopa de suco de limão
1 envelope de gelatina sem sabor vermelha
.
INGREDIENTES 2ª camada:
2 xícaras de chá de morangos frescos picados
1 pacote de gelatina dietética de morango
4 morangos para decorar
.
MODO DE PREPARO:
.
Bata no liquidificador a ricota, o leite, o adoçante e o suco de limão, por dois minutos até obter um creme homogêneo. Junte a gelatina já dissolvida de acordo com as instruções de embalagem e bata por 1 minuto. Coloque o creme em uma fôrma untada levemente com óleo e leve à geladeira por 1 hora (até endurecer). Retire da geladeira e cubra com os morangos picados e com a gelatina de morango, preparada conforme as instruções. Desenforme e decore nas laterias com morangos.
.
Partilhar

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DIETA DESINTOXICANTE APÓS O FIM DE ANO

Todo fim de ano é a mesma coisa. A combinação de comidas gordurosas com o excesso de açúcar das sobremesas funciona como uma bomba para o organismo, que pode resultar em um aumento de peso e, não raro, provocar indisposição, problemas gastrointestinais e até de pele.
.
Se exagerar na época de festas já é um erro, prejuízo maior virá com a adoção de uma dieta radical. O grande problema não é se permitir algumas regalias nas festas de fim de ano, o que é até socialmente saudável. O maior risco é querer consertar os estragos rapidamente, entrando num regime maluco ou ficando sem se alimentar, o que propõe uma drástica redução de calorias. Em vez disso é ideal optar por um cardápio equilibrado, baseado em alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo, capazes de melhorar a absorção dos nutrientes e ainda combater a retenção de líquidos. O resultado dessa reeducação certamente aparecerá na balança. Além de consumir alimentos saudáveis, é essencial a ingestão de água diariamente e pratica regular de atividade física. Após esse período, deve-se manter a dieta padrão, longe dos excessos.
.
Partilhar