domingo, 17 de janeiro de 2010

CUIDADO COM OS ALIMENTOS CONSUMIDOS NA PRAIA

Verão, sol, praia... As intoxicações alimentares são muito comuns nesta época do ano, pois os alimentos ficam expostos por muito tempo ao sol e temperatura ambiente, aumentando o risco de proliferação bacteriana, responsável por causar a intoxicação.
.
A melhor maneira de evitar que isto aconteça é dando preferência a alimentos industrializados, embalados e, de preferência, de marcas conhecidas e confiáveis. Evite comprar produtos de vendedores ambulantes, principalmente, após o meio da tarde, quando o vendedor já está com o produto exposto há muitas horas e, provavelmente com uma temperatura inadequada à manutenção do produto.
.
Veja alguns cuidados ao consumir produtos na praia:
.
SANDUÍCHE NATURAL: Tem altíssimo risco de contaminação, pois a maionese é a base do sanduíche e ela deteriora com poucas horas fora da geladeira, além dos outros itens que também são perecíveis. Mesmo que estejam acondicionados em gelo e em isopores o risco é alto, pois a temperatura ali dentro vai se reduzindo com o passar das horas, aumentando as chances de contaminação.
QUEIJOS: A maioria dos queijos é proveniente de leites não pasteurizados e produzidos de forma caseira, por isso pode conter vários micro-organismos causadores de toxinfecções alimentares.
FRUTOS DO MAR: A exposição solar acontece de maneira direta em cima da bandeja. Mesmo sendo submetidos à temperatura na hora do preparo, muitas bactérias ainda permanecem vivas e podem se multiplicar quando expostas ao sol.
PICOLÉS E SORVETES: Se for de marca confiável, são super seguros, pois são de empresas fiscalizadas constantemente pela Vigilância Sanitária. Evite comprar picolés de marcas desconhecidas, pois não se sabe a procedência dos produtos utilizados, como por exemplo, o tipo de água.
FRUTAS: Não se sabe como a fruta foi manipulada até chegar à praia, assim como, a higienização das frutas e da faca utilizada para picá-las. Além disso, as altas temperaturas da praia tornam as frutas o paraíso perfeito para a multiplicação de bactérias.
SALGADOS: Prefira recheios de queijo com tomate, deixando de lado os de presunto, calabresa, salsicha e carne que são mais sujeitos à contaminação.
MILHO: É uma boa opção pelo baixo risco de contaminação. Apenas verifique se o milho está totalmente imerso e a água em ebulição.
COCO: Ótima opção para garantir a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos com o suor na praia, especialmente se você pratica algum tipo de atividade física. Procure tomar a água diretamente do coco e cuidado ao consumir a polpa, pois a faca utilizada para o corte deve estar limpa.
CERVEJAS E REFRIGERANTES: Não oferecem risco de contaminação, por ser alimentos embalados, fechadso e de empresa qualificada. Do ponto de vista nutricional, no entanto, não é tão nutritivo quanto um suco de fruta ou água de coco. Se desejar consumir a cerveja, prefira alternar com água de coco ou água e limite a ingestão, não exagerando.
.
O melhor é sempre que possível consumir os alimentos industrializados, embalados e de empresas confiáveis como: bebidas, picolés e biscoitos, ao invés de comprar produtos de ambulantes. Procure fazer um café da manhã super-reforçado antes de sair de casa, para a fome não bater rapidamente. Levar lanches industrializados também é uma ótima opção.
.
Partilhar

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara Christiane,
leio o seu blog sempre que posso, me informo bastante com ele,apesar de não te conhecer percebo que você é uma nutricionista de grande competência.Gostaria de te parabenizar e continue com artigos de temáticas tão interessantes.
Gostaria de fazer apenas uma ressalva,nesta postagem ,você cometeu um equivoco,segundo a nova regra ortográfica escreve-se ´´superseguro`` e não ``super-seguro``...
Obrigada e continue assim....=]

Christiane Rocha Veloso disse...

Prezada visitante,
Obrigada pela observação, mas infelizmente você não se identificou para receber meus agradecimentos. Por não se tratar, nesse caso, de prefixo, acredito que a expressão talvez seja escrita assim: super seguro (muito seguro, bastante seguro).
Obrigada também pelos elogios e continue visitando o blog. Abraços!