segunda-feira, 15 de junho de 2009

ALIMENTAÇÃO DA MÃE E CÓLICAS NOS BEBÊS

Ao se falar de alimentos que provocam algum tipo de desconforto no bebê é importante levar em conta o histórico alimentar da família. Pois os alimentos que causam alergia ou desconforto no pai, na mãe ou em parentes próximos podem ocasionar alergia no bebê. Os mais comuns são: o leite de vaca (considerado o campeão) devido a Imunoglobulina Bovina (IgG) presente nele, seguido da cebola, chocolate, repolho, brócolis, couve-flor e carnes vermelhas.
.
Brócolis, couve-flor, repolho e cebola apesar de serem ricos nutricionalmente, podem alterar o sabor do leite e causar desconforto e irritação no bebê, que normalmente duram até 24 horas. O leite e os derivados (leite, queijos, iogurtes e até a manteiga) podem causar reações alérgicas no bebê, que podem aparecer desde minutos, até horas após a mamada, com sintomas de diarréia, irritações de pele, desconforto e gases. O chocolate pode causar irritabilidade e aumentar os movimentos intestinais do bebê. As carnes vermelhas por serem digeridas mais lentamente podem ocasionar gases. E as leguminosas (feijões, grãos, favas e lentilhas), apesar de serem bastante nutritivas, podem ocasionar formação de gases.
.
Portanto, pode ser interessante evitar esses tipos de alimentos. Ressaltando que a alimentação da mãe deve conter todos os grupos de alimentos (arroz e grãos em geral, leguminosas, carnes, frutas e verduras) para que o bebê seja nutrido adequadamente.
.
Nutrição em Foco
.Partilhar

58 comentários:

cristina disse...

Se todos os alimentos escritos acima dão algum tipo de complicação, e ainda assim a mãe deve conter todos os grupos de alimentos, inclusive esse, então o que faremos?Se dermos esses alimentos não causarão os problemas..

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Cristina! Realmente, se fomos analisar, muitos alimentos descritos acima podem causar cólicas nos bebês, porém, depende de cada bebê... a mãe deve sim ter uma alimentação variada e equilibrada e observar a reação do bebê com certos tipos de alimentos e evitar, principalmente, chocolate, couve flor, repolho e demais alimentos sulfurados... o segredo é sempre a moderação!

cristina disse...

meu filho tem dois meses completo, Ele não tem um sono profunto acorda muito, ou seja, tira cochilos. É interessante dá chá de cidreira pra ele dormir? Caso possa dar, posso colocar um pouquinho de acúcar?
obrigada

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Cristina! Como o seu bebê tem somente 2 meses de idade, não é aconselhável introduzir o chá na alimentação dele, sendo o ideal o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. Se você amamenta normalmente, a introdução de qualquer outro alimento pode comprometer o desenvolvimento do bebê. Já o açúcar, não utilize, pois o bebê pode se interessar mais pelo sabor adocicado dos chá e rejeitar o leite materno. Nos casos de desmame iterrompido ou após os 6 meses você pode oferecer o chá... já o açúcar, eu te aconselho o mínimo possível ou nem utilizar. O mascavo é uma boa opção por conter maior valor nutricional. Veja a matéria sobre chás na alimentação de bebês no blog:
http://alimentarium.blogspot.com/2010/03/cha-na-alimentacao-de-bebes.html
Abraços!

cristina disse...

Olá bom dia! meu bb tem quatro meses e dez dias e não faz coco a cinco dias.. isso já aconteceu antes e tive q colocar supositório.Ele não aceita nada além do peito, dei vitamina de mamão na seringa. Por favor me ajude estou muito preocupada.Tenho medo de ele se acostumar com supositorio e não fazer coco normalmente.

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Cristina! É muito comum o intestino dos bebês ficarem presos. É uma fase de adaptação do organismo dele, sendo assim, somente o leite materno irá regularizar. Converse também com o pediatra a respeito. Abraços!

Unknown disse...

Olá, bom dia! Minha bebê tem 12 dias, só consegui uma consulta com a pediatra p depois do dia 15 deste mês. O fato é que ela vem apresentando sintomas de cólicas a dois dias. Estou aflita! Tive hemorragia durante a cesárea e por isso fiquei com leve anemia que por recomendação médica estava combatendo com a alimentação. Depois dos episódios de cólicas percebi que a couve-flor que comia em abundância pode ser o motivo. Fora isso eu também sempre sofri com crises de prisão de ventre e vinha tomando um remédio p ajudar, que por sinal acabou durante as primeiras crises da bebê. O que eu faço? Ela sofre com as crises e eu preciso de mais ferro.

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Danielle! Cólica em bebês é normal pelo fato do organismo ainda estar adaptando ao leite materno. Mas há alimentos que podem piorar os sintomas. Para combater a sua anemia, consuma alimentos como vegetais de folha verde escura, beterraba e carnes magras. O limão aumenta a absorção do ferro, por isso vc pode incluí-lo tb na sua alimentação (limonada com couve ou colocá-lo sobre a sua salada). Tente variar bem o seu cardápio não exagere em nenhum alimento. Espere para ver o que o pediatra vai recomendar tb. Um abraço e melhoras para a sua bebê.

Tatiana disse...

Olá,tudo bem?
Meu bb completa 2 meses semana qu vem, e ele vem sofrendo muito com cólicas, não sei mais o que cortar na alimentação.... Evito inumeros alimentos mas mesmo assim ele tem as colicas todas as noites, com chorar inconsoláveis... a pediatra receitou mylicon mas não faz efeito nenhum... tem alguma receitinha caseira para isso?
Obrigada

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Tati! As cólicas são comuns nos primeiros meses. O seu bebê está se adaptando ao leite materno e ao amamentar o intestino funciona provocando as cólicas. Infelizmente não há nenhuma receitinha caseira, pois qualquer outro alimento que vc introduzir vai provocar mais cólica. Verifique o ambiente da sua casa, se está tranquilo, se vc está bem, faça massagens na barriguinha de forma circular e mexa as perninhas como se estivesse pedalando. Não deixe sua alimentação muito restrita para que não falte nutrientes ao seu bebê. Desejo melhoras e qualquer dúvida me envie um e-mail. Um abraço!

Débie Predebon disse...

oi meu filho tem 2 meses e suponhos estar sofrendo de colicas, porem as crises ocorrem o tempo todo, manha tarde noite e eu ja nao sei o q fazer, remedios massagem, n o acalmam.estou deprimida ja e durmo pouco, ele passa muito tempo chorando que me pergunto se naum tem outro problema. apos mamar ele chora muito e as vezes ate durante a mamada. ele tambem chora,faz força, ai faz coco e dai para, mas as fezes sao molinhas o q ta acontecendo???

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Débie! Provavelmente são cólicas sim. Converse com o pediatra ´para verificar se não tem outro problema que o incomoda, já que massagens e medicamentos não adiantaram. Observe tb a sua alimentação, pois o que vc come vai para o leite tb. Boa sorte e um abraço!

janaina disse...

olá sou a janaina meu bebe julia tem apenas 1 mes e alguns dias esta chorando cada mamada muito um choro inconsolavel, e a noite fica acordada querendo mamar acho que trocou o dia pela noite o que devo fazer?? estou preocupada nem sei mais o que comer??

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Janaina! É complicado pois na idade da sua bebê são comuns as cólicas. Vc terá que adaptar a isso, reeducá-la para que as mamadas não aconteça a noite toda. Tente novas posições para ela e massagens na barriguinha. Acredito que seja uma fase e ela vai se adaptando a isso. Qualquer coisa procure o pediatra para que receite algum remédio que possa aliviar a dor. Um abraço e obrigada pela visita!

sarah disse...

olá me chamo sara sales e tenho uma bb de 14 dias, notei q meu leite diminuiu, mas me alimento bem e minha bb tbem mama com frequencia, estou evitando comer algumas coisas porque as pessoas dizem que faz mal p/ ela, e ela começou a ter cólicas por favor me ajude o que eu faço, pois nao quero deixar de amamenta-la

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Sarah!
Quanto mais a sua bebê mamar mais aumenta a produção, desde que vc se alimente bem e beba muito líquido durante o dia e logo após a mamada. Sobre as cólicas é comum sim. Se ficarem muito intensas é melhor procurar o pediatra. Um abraço e obrigada pela visita.

Jenny disse...

Ola, me chamo Jennifer e meu bebe tem 16 dias, eu ingeri limão a uns 2 dias e meu bebe começou a ficar com colica, mas li vc dizendo acima q limao ajuda o ferro do corpo , queria saber se e msm o limao q causou colica no meu bebe ou sera algum outro alimento tambem tenho tido muita vontade de chocolate e nao sabia q ele fazia mal , bom aguardo a resposta obrigada

Jenny disse...

Ola me chamo Jennifer e alguns dias ingeri limao nao em muita quantidade mas percebi q meu bebe ficou inquieto chorando muito e se contorcendo queria saber se o limao causa colica nele ou se e algum outro alimento q consumo tenho comido muito chocolate e nao sabia q fazia mal a ele , mas o chocolate eu comi logo apos o parto por isso axo q nao foi ele o causador disso
bom aguardo a resposta obrigada

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Jennifer! Há uma idade em que os bebês têm cólicas por causa da adaptação do estômago e intestino ao leite materno. Portanto, alguns alimentos passam para o leite. O limão pode ter deixado o leite mais ácido e provocado o desconforto, já o chocolate tb pode causar este desconforto . Com o tempo as cólicas passam, ok? Abraços!

Michele disse...

Boa noite, me chamo Michele e tenho um bb de 53 dias, ele tem tido mtas cólicas, estou dando dimeticona para ele, mas as vezes ele não resolve, ele chora desesperadamente, sei que alguns alimentos podem provar essas cólicas, gostaria de saber se alguns alimentos podem deixa-lo mais calmo, e se carne de porco também pode causar colicas?
Desde já agradeço. Abraços.

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Michele! As cólicas são comuns nos primeiros meses. É tb muito relativo, alguns bebês tem cólicas com determinados alimentos que a mãe consome, outros não. A carne de porco, assim como o presunto pode provocar pela gordura que tem. Porém, se vc utilizar um presunto mais magro e preparar uma carne sem gordura, pode ser que não provoque. O ideal é se alimentar bem, de 3 em 3 horas, usar laticínios desnatados, alimentos integrais, frutas, verduras e beber muita água. Evite os clássicos como chocolate, repolho, cebola, feijão e observe se os outros alimentos vão prejudicar ou não. Abraços!

Michele disse...

Oi Christiane, obrigada pela resposta. Abraços.

samia cristine disse...

Bom dia!!!!

Gostaria de saber se posso comer comida japonesa principalmente sashimi estou com muita vontade mais tenho medo de dar cólicas na minha princesinha que só tem 8 dias de nascida.
Beijos

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Samia! Acredito que não. A culinária japonesa é bem leve. Depende de como sua bebê vai reagir. Faça o teste. Abraços!

Fabiana Ferreira disse...

Olá, tudo bem?
Tenho um bebê de 7 dias e um dos alimentos que nunca fico sem é leite e queijo, quero que minha nenêm não tenha cólicas.
Então que tipo de leite e queijo posso me alimentar de modo a evitar as cólicas nela?
Abraço

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Fabiana! Consuma laticínios magros como o leite desnatado e queijos brancos. O leite integral tem maior teor de gordura e os queijos amarelos tb. Abraços!

J@n@ nishiyama disse...

Olá sou Janaina...Tenho uma bb de um mes e ta sentindo cólicas e gases,mas nao sei o que ta causando como tenho pouco leite completo com leite em pó sera q deixo apenas com o leite em pó?Queria ter o suficiente p/ela mas nao tenho,com a esgotadeira sai apenas 35 ml muito pouco...

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Janaína! Enquanto vc puder amamentar, melhor é para o seu bebê. Existem leites em pó com probióticos que diminuem a produção de gases e cólicas. Tente fazer essa troca, apesar de que as cólicas são mto comuns nessa idade. Abraços!

Fabiana Ferreira disse...

Oi Christiane, eu de novo.
Tenho algumas dúvidas sobre alguns itens se podem ou não causar cólicas:
Feijão, Cebola, Carne de Porco e Peixe, Tomate, Shoyo, Guaraná, Coca-cola, Café, Abacaxi, Manga, Mortadela, Chocolate, Bolo de Chocolate, entre outros?
Se puder me orientar agradeço!
Abraços!

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Fabiana!
Chocolate, refrigerantes, leguminosas (feijao, lentilha, soja), molhos condimentados e cebola são mais comuns de produzirem colicas e alterarem o sabor do leite. Além disso, repolho, pimentão, couve flor tb... É bom evitar, já os outros alimentos depende mto de cada bebê e de como vai adaptar, ok? Abraços!

Kelly Pimentel disse...

Oi, Christiane...!!!

Minha bb tem 3 meses e ja toma mingau e suquinho, pois trabalho o dia inteiro e só o meu leita nao sacia sua fome... gostaria de saber se posso comer chia ou linhaça e se faz mal tomar capsulas de colageno...

Obrigada!!!


Lilian

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Lilian! A semente de chia e a linhaça são naturais e não vão te prejudicar. O colágeno eu te aconselho usar quando parar de amamentar. Abraços!

valdsonsouza disse...

ola meu nome e meiry e meu bebe tem 5 dias de vida.queria saber se há alguns alimentos em especifico para que eu possa comer para nao afetar meu bebe na amamentaçao, pois vejo que ele esta tendo muitas colicas e ele esta com diarreia muito forte que chega da pra ouvir a barriguinha dele mexendo e chora muito quando amamento ele. oque posso fazer pra poder amenizar esse sofrimento de meu bebe. obrigado.!

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Meiry! As cólicas são uma fase de adaptação. Evite chocolate, feijão, repolho, cebola... e observe a reação do seu bebê com todo tipo de alimentos que você ingere pois cada organismo reage de uma maneira diferente. Tenha uma alimentação bastante diversificada e beba muito líquido. Abraços!

shaiane schneider disse...

Ola meu filho tem 26 dias e desde então vem sofrendo muitoooooo com colicas fica bastante irritado nao dormindo bem e esta com dificudade para fazer coco.
eu tomo cafe com leite sera se interfere nas colicas??
e uso em todas as mamadas o bico de silicone sera se tem problema??
obrigado

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá! As cólicas são comuns nessa idade mas você pode evitar certos alimentos e fazer o teste. Deve observar também pq o intestino está preso. Deve ser esse também o motivo das cólicas. Somente o leite materno não deve prender. Cada bebê reage de uma maneira diferente. Abraços!

Unknown disse...

Olá, meu nome é Dilvane e gostaria de saber se o chimarrão dá cólicas no bebê e porque as cólicas só dão à noite. Grata

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Dilvane! Acredito que o chimarrão possa deixar o bebê mais agitado devido a cafeína na composição da erva mate, assim como, acontece com o café. Claro que se consumido em excesso e dependendo de cada organismo. Como sempre digo, as cólicas são comuns nos primeiros 3 meses e evitar determinados alimentos pode aliviar os sintomas. Abçs!

Amine Gerage disse...

Ola meu nome e Amine e tenho um bebe d um mes gostaria de saber se e normal o bebe mamar toda hora,mais ele mama e gorfa depois..mesmo colocando ele p arrotar..ele faz mta forcinha,se espreme mto,sera colica?
Um bjo,obrigada

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Amine! Pode ser cólica sim. Procure o pediatra para avaliar se ele não tem refluxo e se está tudo bem. Abçs!

Morgana Le Fay disse...

Ola, minha bb tem 25 dias e ha uma semana começou com colicas. Não tenho comido nada de mto diferente, ao contrario tenho procurado me alimentar da melhor maneira possivel para não prejudica-la, mas ja não sei oq fazer, pois ela passa a noite toda acordada. Dou luftal conforme receita medica,mas parece que piora ao invés de melhorar..
Existe algo que eu possa fazer para que isso se amenize??

Christiane Rocha Veloso disse...

Morgana, as cólicas são normais nessa idade pois o intestino está em formação. De qualquer forma, avalie sua alimentação e faça massagens na barriguinha dela... boa sorte. Abçs!

Eduardo Gonzaga disse...

bom dia, meu nome é angelica tenho uma bebe de 43 dias e após mamar no peito, vomita quase todo o leite, a pediatra já receitou digesan e não resolveu o que pode ser?

obrigado

Eduardo Gonzaga disse...

bom dia, meu nome é angelica e tenho uma bebe de 43 dias, ela após mamar no peito vomita algumas vezes, a pediatra ja passou digesan e não resolveu, o que pode ser? e o que devo fazer?
obrigado

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Angélica! Pode ser vários fatores, inclusive refluxo. É preciso avaliar melhor para que seu bebê não fique desnutrido. Converse com a pediatra e explique que não resolveu... Abçs!

Marta Maria disse...

OLá me chamo marta Maria moro no Distrito Federal, tenho um bebê de 16 dias o Jullio Cesar ele passa o dia todo gemendo a a fica se espremendo chega a ficar vermelho chora sem parar não dorme desde que nasceu só cochila eu estou hipeer preocupada o que faço???

Tatiane França disse...

Boa tarde, meu nome é Tatiane, tenho um bb de 7 semanas, e ele vem tendo muitos gases e cólicas, chora e se contorce principalmente a noite. Na maternidade a enfermeira disse que alimentos que dão cólicas no bb é mito, a pediatra tb, só disse para evitar pimemta e alimentos mto condimentado. Minha duvida é mito ou verdade?

Tatiane França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Tatiane! Quase todos os bebês tem cólicas pq o intestino está em formação ainda. Excesso de alguns alimentos muito condimentados, frituras e doces podem causar desconforto mas vai depender de cada bebê...

Unknown disse...

Ola, me chamo Fernanda, tenho um bb de 7 semanas, que tem crises de colicas mto fortes, principalmente apos cada mamada, eu fico mto nervosa, pois nao sei mais oq fazer, faço de td, viro de bruço, faço massagens, movimento as perninhas, mas nada o conforta, ele chora mto, minha alimentaçao esta bem limitada, nao estou ingerindo feijao, cafeina, gorduras, refrigerantes, chocolate, cha mate, utilizo somente o natural de hortela, camomila, capim cidreira, ultimamente nao sei oq comer, pois parece q td da colica nele, e nesses ultimos 3 dias estao constantes, estou dando medicamento receitado pela pediatra, mas parece q nao faz mais efeito...
Preciso de ajuda pois nao sei mais oq fazer...
Obrigada.

Unknown disse...

Ola, esqueci de comentar no post anterior, ele chora mto quando solta gases e ao fazer coco, sera que realmente sao so colicas, ou ele pode ter algum problema no intestino?
Aguardo resposta.
Obrigada.

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Fernanda! É muito relativo essa questão de cólicas e alimentação. A maioria dos bebês sentem dores pq o intestino está em formação... Você já está evitando os alimentos mais comuns de causar as cólicas. As massagens e alguns medicamentos receitados pelo pediatra ajudam a aliviar... Abçs,

Christiane Rocha Veloso disse...

Acredito que seja cólica mas é sempre bom ficar atenta... converse com o pediatra para trocar a medicação dele...

Gisely disse...

Ola me chamo Gisely tenho uma bebezinha de 52 dias ela fica se espremendo direto, faz um som semelhante a uma freada de carro, fica agitando os braço sem parar a respiração fica acelerada, tem o sono muito leve nao quase nada de dia, sera que isso é cólica? Dizem q passa ate 3 meses sera que é verdade? Ah noto que ela tem bastante gases tbm, sera que farinha de trigo da cólica nos bebes tbm? Ela mama no peito. Obrigada!

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Gisely! Sim. Isso são cólicas! Costuma passar após os 3 meses. O intestino dela ainda está em formação. Mantenha uma alimentação saudável para não refletir na sua bebê. Abraços!

Unknown disse...

Oi, meu bb vai fazer 4 meses daqui a 2 dias e ele ainda sente mtas cólicas. Evito td q já postou acima, as fezes dele ainda são moles e ele faz coco 4 x por dia. Mais faz mta força chega a ficar todo vermelho. É normal?

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi! Sim. É normal...

Unknown disse...

olá!Estou grávida de 10 semanas e gostaria de saber se minha alimentação, nesse período, irá influenciar o bebê em relação às cólicas no futuro,pois a gente ouve muita coisa sobre isso, e não sei até que ponto esse aspecto pode ser mito ou grandes verdades.Grata