quarta-feira, 3 de junho de 2009

CULINÁRIA JAPONESA

Nunca se comeu tanto comida japonesa no Brasil como agora. Sushi bar, casas especializadas em cones e restaurantes que servem culinária oriental se multiplicam cada vez mais e já é possível encontrar delícias nipônicas em shoppings, quiosques e até em barraquinhas de rua.
.
Apesar da fama de comida leve e de fácil digestão, a mistura com alimentos de origem chinesa, como o yakissoba e o rolinho primavera, pode engordar seu prato. É preciso cuidado também na hora de consumir peixes crus, pois um prato mal preparado pode esconder bactérias perigosas.
.
Quando bem preparada, a comida japonesa é natural, o que só traz benefícios à saúde. O broto de feijão, ingrediente presente em saladas, deve ser consumido cru e possui vitamina C e fibras. Já o sashimi (fatia de peixe cru) auxilia na redução do colesterol e no controle da hipertensão. O arroz branco, presente na maioria dos pratos, é fonte de carboidratos e aminoácidos essenciais, além de possuir ferro. O gengibre e a raíz forte, que sempre acompanham os pratos de sushi, são fundamentais na culinária japonesa. Enquanto o gengibre tem ação bactericida e ação digestiva, a raíz forte atua contra a formação de cáries e tem sabor diferenciado. O shiitake, tipo de cogumelo muito apreciado pelos japoneses, tem sido usado em pratos requintados e estimula a defesa imunológica.
.
Veja mais sobre as calorias de cada prato:
http://bemleve.bolsademulher.com/dieta/mania-de-japa/12
.Partilhar

Um comentário:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

É uma culinária saudável e saborosa... Hoje no Bom Dia Brasil foi feita uma transmissão ao vivo do Japão para mostrar como se usa o shoyu, gengibre, raiz forte, etc... Amei!