Dia do nutricionista! Uma alimentação equilibrada é a base para se obter uma vida com mais saúde! PARABÉNS A TODOS NÓS!.Partilhar
Dia do nutricionista! Uma alimentação equilibrada é a base para se obter uma vida com mais saúde! PARABÉNS A TODOS NÓS!
O estresse pode fazer as mulheres jovens aumentar o consumo de doces e fast food e reduzir a ingestão de frutas e verduras, segundo estudo da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. Por outro, lado, os pesquisadores não observaram o mesmo comportamento entre os homens.
O cirurgião-dentista Jorge Scaff Júnior, especialista em estomatologia, diz que uma alimentação muita ácida pode causar mau hálito. "Excesso de catchup, mostarda, picles, alho, cebola, pode provocar queda do PH e, consequentemente, aumentar a acidez da boca." Ele afirma ainda que 95% das causas do mau hálito provém da boca, e não de outras regiões, como o estômago. "A maioria das vezes é má escovação, presença de cáries e até língua excessivamente escovada.
A alimentação é a causa de crises de cefaleia (ou dor de cabeça) em menos de 20% da população brasileira. Estudos apontam que os alimentos capazes de provocar alterações no calibre dos vasos sanguíneos (principalmente vasoconstricção seguida de vasodilatação) e hiperglicemia (seguida de hiperinsulinemia e hipoglicemia) são propensos a causar cefaleia.
No almoço, um baita hambúrguer acompanhado de fritas. Para o lanche da tarde, um pacote de salgadinhos e um refrigerante. Repita a receita por meses a fio e está armada uma bomba para — surpresa! — os rins. É que essa combinação de alimentos nada saudáveis, além de gordurosa, está repleta de sódio.
Alho, ame-o ou deixe-o. Este "ser" do reino vegetal fala por si só e não se conforma em compor uma lista de ingredientes-adereços de pratos. É quase carro-chefe e se apresenta em molhos, pizzas, tortas, sopas, saladas, carnes, peixes, aves, caças, cozidos, pães, antepastos, conservas, enfim, uma lista comestível sem fim. Em várias regiões do mundo onde era cultivado, como Índia e China, acreditava-se no uso do alho para afastar espíritos do mau, assim como na cura de várias doenças, incluindo ossos quebrados, tuberculose, bronquites e resfriados.
O Diabetes Mellitus é caracterizado pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, ou hiperglicemia. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, culminando nos vários tipos da doença. O diabetes gestacional é um deles, e aparece durante a gestação. Na maioria dos casos, desaparece após o parto. Em alguns casos, no entanto, as mulheres acabam desenvolvendo diabetes tipo 2 alguns anos após o parto, principalmente se estiverem acima do peso.
Beber suco de beterraba ajuda a aumentar a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 16% de tempo a mais, segundo um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido. De acordo com a pesquisa, o nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, diminuindo o ritmo em que as pessoas chegam à exaustão. O efeito de um copo de 500 ml do suco do legume seria maior do que o de treinamento regular.
O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional. As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.
O colesterol, problema tão freqüente entre os adultos, começa a preocupar diante do seu crescimento na faixa etária infantil. Segundo dados do Instituto do Coração de SP (InCor) cerca de 10% das crianças no país têm colesterol alto. Nos Estados Unidos, este número chega a 50% em alguns estados americanos. Outra pesquisa reforça o alerta: divulgado no final do ano passado, estudo da Unicamp detectou que 44% das crianças e jovens entre 2 e 19 anos têm altas taxas de colesterol e mais de 50% altas taxas de triglicérides.
Já não é de hoje que se sabe que o alimento é o melhor dos remédios. A constatação, aliás, é bem antiga, pois cerca de 400 anos antes de Cristo Hipócrates já teria dito “Que teu alimento seja teu remédio, e teu remédio seja teu alimento”. A frase é válida até hoje. A alimentação saudável e balanceada é um dos bons hábitos que devemos cultivar na vida, fundamental para o bem-estar de todo o corpo e inclusive para a saúde da pele.
Fazer a correta higienização dos alimentos é fundamental para prevenir doenças. Porém, como deve ser feita essa higienização? Qual o produto que apresenta melhores resultados? Confira o teste realizado pelo Pro Teste.
Mais de um terço dos adultos e idosos e 70% dos adolescentes consomem açúcar além do limite estabelecido pela OMS e pelo Ministério da Saúde, revela um estudo feito pela USP - Universidade de São Paulo, com mais de 2.000 moradores da cidade de São Paulo.
Uma pena, mas as férias escolares acabaram e a garotada está de volta à rotina. Hora de levar tudo mais a sério, incluindo aí os cuidados com a alimentação e a saúde. Sua meninada está um pouco acima do peso? A turma adora comer bobagens na cantina da escola? Veja o que fazer para oferecer a eles doses de saúde através da alimentação.
Ele já carrega má fama porque faz o organismo reter mais água do que deveria, contribuindo, assim, para o aumento da pressão arterial. Só que, ainda por cima, irrita a mucosa do aparelho digestivo de tal maneira que provoca lesões capazes de evoluir para um câncer, avisa Sueli Couto. Segundo ela, só afastar o saleiro da mesa não basta.
No processo de amadurecimento, as frutas liberam um hormônio natural chamado gás etileno e sua ação promove o amadurecimento. Quando a fruta é abafada por sacos plásticos o gás não tem por onde escapar e a concentração dele acaba ficando maior, em menor espaço e, por isso, age com mais eficiência. Por questões de higiene, não é aconselhável utilizar jornal neste processo. Cada fruto em amadurecimento libera outras quantidades do hormônio, que possivelmente será utilizado em frutos vizinhos induzindo-os a amadurecer também. As frutas que mais amadurecem com este processo são: banana, goiaba, manga, mamão, caqui, melancia e tomate. Por outro lado, é menos eficaz na laranja, tangerina, uva, limão e o abacaxi.
O orégano é uma erva aromática muito utilizada na culinária. O que muita gente não sabe é que além de conferir à pizza seu sabor típico, o orégano ainda atua como um antiinflamatório natural. Isto porque a erva contém uma substância biologicamente ativa denominada beta-cariofilina (E-BCP), também encontrada no manjericão, no alecrim, na canela, e na pimenta preta. Esta substância também parece ter um efeito protetor contra a osteoporose e a aterosclerose.