quarta-feira, 5 de maio de 2010

OS AMIGOS SAIS MINERAIS

Sendo as proteínas, carboidratos e lipídeos denominados macronutrientes, as vitaminas e minerais por sua vez são considerados micronutrientes, esta diferença se dá de acordo com o tamanho das partículas/moléculas, macro = grande e micro = pequena. É importante salientar que ambas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Cada um desempenhando o seu papel.
.
Os sais minerais também conhecidos somente como minerais podem ser definidos como: "Substâncias de origem inorgânica, que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes, também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sangüíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.”
.
Assim como as vitaminas não podem ser sintetizados pelo organismo e por isso, devem ser obtidos através da alimentação. Além disso, muitos minerais estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento corporal. Como componentes dos alimentos, os minerais participam do sabor, ativam ou inibem as enzimas e outras reações que influem na textura dos alimentos. Dentre os minerais existe outra subdivisão, os macrominerais (necessidade diária: 100 mg ou mais) são eles: cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre, já os microminerais (necessidade pequena diária – miligramas ou microgramas) que são: ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo.
.
Há ainda outros minerais que são tóxicos, assim como o chumbo, cádmio, mercúrio, arsênio, bário, estrôncio, alumínio, lítio, berílio e rubídio. É importante dizer que o excesso na ingestão de um mineral pode acarretar prejuízos na absorção e utilização de outro. Por exemplo, a absorção de zinco pode ser afetada por suplementação de ferro, enquanto a ingestão em excesso de zinco pode reduzir a absorção de cobre.
.
Você pode estar pensando agora no quanto é complicado digamos que “acertar” qual a melhor forma de obter os benefícios e saúde que vem dos minerais, mas não é difícil! O hábito alimentar saudável, portanto, com uma alimentação balanceada e diversificada em todos os tipos de alimentos, normalmente é suficiente para suprir as necessidades nutricionais de minerais.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Ferro faz bem para o cérebro das crianças
Cenoura cozida inteira é mais nutritiva
A escolha pelo vegetarianismo
.
Partilhar

Um comentário:

Isis Moreira disse...

Olá!

O sais mineirais realmente são muito importantes para a saúde! Muito bom o seu post!

Abs