sábado, 29 de maio de 2010

CULINÁRIA INDIANA

A culinária indiana é uma das mais diversificadas de todo o mundo, sendo caracterizada pelo uso de diversas ervas e especiarias, que confere aos pratos, sabores e aromas peculiares e sofisticados. Significativa porção dos pratos indianos é vegetariana.
.
A comida é de extrema importância na cultura indiana, sendo parte integrante não só do dia-dia, mas de festivais e comemorações importantes. A alimentação cotidiana consiste de 2 a 3 pratos principais com acompanhamentos variados tipo chutney, um condimento agridoce, picante ou uma mistura dos dois, picles e alimentos ricos em carboidratos como arroz e roti (pão), acompanhados de sobremesas. A grande variedade de especiarias é parte fundamental da preparação dos pratos, sendo utilizada com o objetivo de acentuar o sabor e criar aromas únicos. Na culinária Indiana não podem faltar o arroz, atta (farinha de trigo integral) e chana (grão-de-bico). São utilizados óleos vegetais: no Norte e Oeste da Índia, é utilizado o óleo de amendoim; no sul da Índia, o óleo de gergelim e o óleo de coco.
.
As especiarias mais comuns são: pimenta, semente de mostarda, cominho, cúrcuma (açafrão), gengibre e alho. Esta mistura de especiarias recebe o nome de Garam Masala , que reúne 5 ou mais especiarias secas. As folhas mais utilizadas são: tejpat (folha da cássia), coentro e menta.
Nos pratos doces são utilizados cardamomo, noz moscada e essência de pétalas de rosa. O Chá faz parte da cultura de toda a Índia. Geralmente é preparado como masala chai, uma mistura de especiarias fervidas no leite. O café é a segunda bebida mais popular da Índia. Outras bebidas típicas são: nimbu pani (limonada), lassi (feita com mistura de iogurte, água, sal e especiarias) e badam dood (leite com nozes e cardamomo), chaach (feito com coalhada/iogurte) e sharbat (suco de frutas e pétalas de flores).
.
CONHEÇA OS PRATOS PRINCIPAIS
.
* DHAL - Tipo de sopa, feita com diferentes leguminosas: ervilhas, lentilhas, feijões, etc. Deve ser bebida em uma caneca ou em uma pequena tigela.
* SUBJI - Diferentes Vegetais cozidos, bem como legumes. Também a combinação dos dois.
* PULAO - Tipo de arroz que é o prato principal da alimentação oriental, servido normalmente com limão espremido sobre o arroz.
* SAMOSA - O pastel mais famoso da culinária indiana, feito com vegetais variados.
* CHAPATIS - Tradicional pão feito sem fermento. Presente sempre na refeição principal. Pode-se colocar uma porção de subji e pulao enrolados dentro do chapati. São cortados em pedaços com a mão e utilizados para pegar o alimento como se fosse uma colher.
* CHUTNEY DE ABACAXI - Doce apimentado que acompanha o arroz. Pode ser feito com abacaxi, tomates vermelhos ou verdes, maçàs ou manga. O chutney feito com manga verde é o mais tradicional.
* LASSI - Feita com suco de frutas e iogurte. Sempre consumida gelada.
.
Fonte: Mundo Verde
Veja também:
Culinária Portuguesa

Culinária Italiana
Culinária Japonesa
A escolha pelo vegetarianismo
.
Partilhar

Nenhum comentário: