quarta-feira, 19 de maio de 2010

QUEIJO RICO EM PROBIÓTICOS PODE PREVENIR INFECÇÕES E DOENÇAS NOS IDOSOS

Um queijo especial desenvolvido por pesquisadores finlandeses, contendo bactérias probióticas, pode ajudar os idosos a combater infecções e doenças, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Immunology & Medical Microbiology.
.
De acordo com especialistas da Universidade de Turku, esse tipo de bactéria ajuda a regular o trato gastrointestinal - principal entrada de bactérias na corrente sanguínea e onde 70% das células imunoglobulinas são criadas - e afeta o sistema imunológico. E isso pode ser importante no combate a deterioração do sistema imunológico associado ao envelhecimento e que precede doenças infecciosas, inflamações crônicas e cânceres.
.
A pesquisa avaliou o sangue de idosos com mais de 70 anos que moravam em um asilo finlandês - a alguns foi dada uma fatia de queijo especial por quatro semanas no café da manhã, enquanto outros comeram uma fatia de queijo normal todos as manhãs durante o estudo. E os resultados “demonstraram que a ingestão regular de queijo probiótico pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e que incluí-lo em uma dieta regular pode ajudar a melhorar as respostas imunes dos idosos a desafios externos”.
.
Os benefícios estão nas bactérias probióticas empregadas hoje, principalmente em leites fermentados e em alguns iogurtes, atuam no balanço da microflora intestinal perturbada e nas disfunções do trato intestinal.
.
Fonte: Portal Nutrição em Foco
Saiba mais sobre probióticos e prebióticos
.
Veja também:
Kefir: grãos que esbanjam saúde
Batata Yacon: conheça melhor sobre esse fantástico alimento
Intestino preso?
.Partilhar

Nenhum comentário: