terça-feira, 12 de maio de 2009

ABACATE PODE???

O abacate, que por ser rico em gorduras é considerado um vilão nas dietas, traz muitos benefícios à saúde. Rica em vitaminas A, E, C e do complexo B, esta fruta contém alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, que ajudam na formação de ossos e dentes, além de evitar a fadiga mental.
.
Apesar de conter todas estas vitaminas, sais minerais e proteínas que facilitam a digestão, o que faz dele um aliado de pessoas com sintomas de fraqueza, o abacate é realmente rico em gorduras – que junto com os açúcares são os principais inimigos das dietas de redução de peso.
.
Um pedaço de 110 gramas da fruta tem cerca de 200 calorias! Só para ter uma idéia, 100 gramas de melancia contêm apenas 31 calorias, ou seja, para comer 200 calorias de melancia, seria preciso ingerir cerca de 645 gramas da fruta.
.
VILÃO OU MOCINHO?
A verdade é que quem quer perder peso precisa evitar a fruta devido ao seu alto teor calórico, mas ela não pode ser considerada uma vilã por isso, já que possui gorduras monoinsaturadas, que ajudam a aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) e diminuir o colesterol total. Além disso, o folato (vitamina do complexo B) presente no abacate promove o desenvolvimento saudável das células e tecidos e os agentes antioxidantes das vitaminas protegem os tecidos dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.
.
O abacate também possui elementos que o tornam ainda mais especial: os fitonutrientes, que são componentes encontrados nas plantas, estão relacionados diretamente ao combate ao câncer e ao envelhecimento precoce, entre outros problemas. Então, se você deseja ganhar peso, o abacate pode entrar com moderação em sua dieta para trazer benefícios para sua saúde e ainda oferecer as calorias necessárias; mas se a intenção é emagrecer, fuja da fruta optando por outras mais saudáveis como o morango, que em 100 gramas (cerca de 12 frutas) contém apenas 39 calorias.
.
FONTE: Nutrição e Esportes
.Partilhar

Nenhum comentário: