terça-feira, 5 de maio de 2009

A BERINJELA REDUZ OS NÍVEIS DE COLESTEROL?

Muitos falam que o consumo de berinjela reduz os níveis de colesterol sanguíneo. Será mesmo? A verdade é que se não houver um equilíbrio na alimentação, de nada adianta consumir berinjela. O importante é consumir diariamente frutas, verduras e legumes variados, carnes magras e praticar atividade física regularmente. Com um hábito de vida saudável, o consumo deste vegetal, pode até auxiliar no controle do colesterol.
Não há evidências científicas de que o consumo de berinjela reduza os níveis sangüíneos de colesterol. Embora haja procura de tratamento alternativo que combata a hiperlipidemia, já que os medicamentos para estes fins são caros e não isentos de efeitos colaterais, infelizmente, nem o suco de berinjela com laranja, nem as cápsulas comercializadas no Brasil contendo extrato seco da planta apresentaram os efeitos desejados.

O interesse pela berinjela está em supostas substâncias antioxidantes, como o nasunin, que poderia ter efeito favorável na peroxidação lipídica e na reversão da disfunção endotelial em modelos experimentais de hipercolesterolemia.

Os resultados de estudos experimentais são controversos, pois alguns encontraram níveis diminuídos de colesterol sangüíneo após o uso da berinjela e outros não. Os poucos trabalhos realizados em humanos não observaram nenhuma modificação. Em um deles, por exemplo, em amostra randomizada e duplo-cega, voluntários hipercolesterolêmicos receberam cápsulas de extrato de berinjela (total de 450mg/dia) ou placebo durante 90 dias. Os resultados foram similares em ambos os grupos.

O que é indiscutível é que a alimentação pode e deve contribuir para o tratamento da hipercolesterolemia. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o tratamento dietético consiste em diminuir a ingestão de colesterol, com a redução do consumo de alimentos de origem animal, em especial as vísceras, leite integral e seus derivados, embutidos, frios, pele de aves e frutos do mar (camarão, ostra, marisco, polvo, lagosta).

FONTE: Nutritotal
...
Partilhar

Nenhum comentário: