sexta-feira, 8 de maio de 2009

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA

Consumir linhaça regularmente ajuda a manter o corpo e a saúde em forma! Excelente aliada da manutenção do peso, essa pequena e poderosa semente é rica fonte de fibras e nutrientes essenciais ao organismo.Utilizada no oriente desde a antiguidade, a linhaça já era sinônimo de proteção, marcando presença nos rituais religiosos egípcios e no tratamento de ferimentos. Hoje, pesquisas comprovam a eficácia da semente do linho para proteger a saúde de quem a consome com frequência.
.
A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar, explica que a linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde: fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.
.
Com sabor que lembra a castanha, é uma opção sem glúten para fornecer esses nutrientes. Este alimento funcional é capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular, diminuir o risco de algumas doenças e controlar o peso. A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).
.
DICAS DE CONSUMO
A ingestão recomendada de linhaça é de duas colheres de sopa ao dia. As sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, feijão, sopas e molhos. Para aproveitar todos os benefícios que a linhaça oferece, as sementes devem ser trituradas (você compra as sementes e tritura antes de consumí-las). Dessa forma, a linhaça libera mais nutrientes.
Para quem sofre de constipação intestinal, a linhaça é ótima fonte de fibras, mas deve ser comsumida diariamente e não mais que a recomendação diária.
.
...
Partilhar

3 comentários:

Unknown disse...

é prejudicial para quem tem gastrite??

Unknown disse...

a linhaça é prejudicial para quem tem problema de gastrite nervosa??

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Ilma! Pelo contrário, a linhaça reduz as condições inflamatórias deste tipo de doença. Pode consumir sem medo. Abraços!