quinta-feira, 7 de maio de 2009

PÃO BRANCO NÃO ENGORDA MAIS QUE O INTEGRAL

A maioria das pessoas abusam do pão integral nas dietas por achar que ele tem menos calorias do que o pão branco. A verdade é que o valor calórico são bem parecidos e um NÃO engorda mais do que o outro. Porém, o pão integral ganha em saciedade e fibras. Sendo considerado mais saudável.

Considerado um dos grandes inimigos da dieta, o pão branco é acusado de ser calórico demais, de ter carboidratos em excesso e de atrapalhar o metabolismo de quem está na luta para perder peso. Ataques à parte, é bom lembrar que o pãozinho continua sendo uma grande fonte de energia, e seu consumo diário, em quantidades adequadas, não impede ninguém de ficar bem com a balança. A fama de ser ruim para quem quer perder peso talvez encontre explicação não em seu valor calórico, mas na forma como o organismo o recebe. O pão branco é rapidamente digerido e absorvido. Assim, em pouco tempo, a pessoa sente fome e volta a se alimentar, fazendo mais refeições por dia.
.
– Não há diferenças entre os pães integral e os de farinha branca no que se refere às calorias. Elas são praticamente idênticas. Mas é inegável a superioridade dos pães integrais no quesito saciedade, fazendo com que as pessoas permaneçam mais tempo com essa sensação após a ingestão. Isso, inegavelmente, beneficia os programas de dieta para a perda de peso – explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva. Por isso, para quem enfrenta o sobrepeso, é recomendado se alimentar com o pão integral.
.
Outra vantagem são as fibras, que trazem vários benefícios metabólicos – tendem, por exemplo, a reduzir a absorção de colesterol e mantê-lo em níveis ideais no sangue. Também são consideradas grandes aliadas na prevenção do câncer do intestino grosso. Para quem não está com a mente fixa nos quilos a mais, é recomendado variar o tipo de pão que se coloca à mesa. Há uma infinidade de opções, como linho, mel, aveia e sete grãos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Outra dica é moderar o consumo. Para os homens, são recomendadas, no máximo, seis fatias por dia. Para as mulheres, um pouco menos: até quatro fatias. Mas de nada vale prestar atenção ao pão e se descuidar dos acompanhamentos, que podem ser prejudiciais à saúde.
.
– O ideal é colocar uma faca rasa de margarina. E a margarina tem de ser livre de gordura saturada (trans) – sugere a nutricionista Ana Flávia Stein Ferreira. Além da margarina, podem-se adotar outros produtos. O atum light, por exemplo, possui ômega 3 e 6, antioxidantes que combatem doenças cardiovasculares.
___
FONTE: www.clicrbs.com.br
... Partilhar

2 comentários:

Unknown disse...

interesting...... very interesting...... sorry about the random comment that is in English. I just felt like being spontaneous.

Unknown disse...

Muito interessante, realmente a maioria das pessoas acreditam que o pão integral tem menos calorias, eu era uma delas.
Parabéns pelo blog, bastante informativo.