terça-feira, 29 de junho de 2010

VOCÊ QUER EMAGRECER E NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR?

Está difícil perder peso? Com um acompanhamento nutricional você terá um maior controle da sua alimentação, além de consumir alimentos com mais qualidade. Confira algumas dicas e lembre-se disciplina e força de vontade são essencias e dependem de você!
.
1. Faça um diário alimentar. Você vai aprender a se conhecer melhor e a administrar sua alimentação.

2. Maximize a percepção da alimentação evitando a alimentação automática. Dê mais atenção ao que está comendo e tenha mais prazer.

3. Identifique os desencadeadores ("gatilhos") da alimentação. Sempre é bom saber onde mora o perigo!

4. Não faça nada diferente enquanto come (ver tv ou ler jornal, por exemplo). Atenção é tudo, caso contrário você come sem se dar conta e exagera!

5. Alimente-se em local adequado, sentado - não coma em pé ou andando. Coma como se deve, você merece!

6. Pouse os talheres entre as garfadas e mastigue devagar os alimentos. Respire pausadamente....esse é o segredo para comer devagar!

7. Faça uma lista para as compras e não vá ao supermercado com fome. A fome é uma péssima conselheira!

8. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão e do alcance. Por motivos óbvios!

9. Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco. Saber administrar é tudo!

10. Tenha prazer em cada escolha, saboreie deliciosamente, e não fique pensando na próxima porção que será servida. Caso contrário você vai desperdiçar bons momentos e ficar sempre insatisfeito.
.
Por fim, se você tiver vontade de comer um chocolate, um doce ou de tomar um sorvete...escolha sempre o melhor. Faça disso um evento, escolha o mais gostoso, não desperdice calorias comendo o que não vale à pena! Capriche na atividade física e bom apetite!
.
Fonte: EMEX Nutrição Orientada
Veja mais...
Treinando o corpo para queimar gordura
Perdi peso, mas não cheguei ao peso ideal
Para emagrecer evite os vícios
.Partilhar

segunda-feira, 28 de junho de 2010

PAPINHA VEGETARIANA PARA BEBÊS É SAUDÁVEL?

Você até pode optar por oferecer ao seu filho uma papinha vegetariana. Mas é preciso alguns cuidados importantes, como:
.
* A papinha deve ser do tipo que permite o uso de leite e ovo;
* É preciso um planejamento para que a papinha seja rica em cálcio, ferro e proteínas, além de vitaminas e minerais, para não aumentar o risco de uma anemia;
* Faça um acompanhamento com um pediatra e, se possível, com uma nutricionista para garantir o crescimento da criança.
.
Conheça duas papinhas vegetarianas, uma para cada fase do seu filho:
.
De 7 a 8 meses - Batata, cenoura, inhame, couve picada e gema de ovo: Cozinhe uma batata pequena, uma cenoura, um inhame e duas folhas de couve bem picadas até ficarem bem macios. Passe por uma peneira junto com uma gema de ovo cozida e sirva.
.
De 9 meses em diante - Purê de batata, cenoura e lentilha com ovo mexido e espinafre: Cozinhe uma batata, uma cenoura e uma colher de sopa de lentilha até ficarem macios e passe por uma peneira. Sirva esse purê com duas colheres de sopa de ovo mexido, misturado com uma colher de sopa de espinafre cozido.
.
Fonte: Revista Crescer
Vaja mais...
Cuide do visual da comida do seu filho
Chá na alimentação de bebês?
Primeira papinha e introdução de novos alimentos
.
Partilhar

domingo, 27 de junho de 2010

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Você sabe o que são alimentos termogênicos? São alimentos que quando ingeridos e após o processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e com isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.
.
É essencial, dentro deste contexto, salientar que ingerir somente este tipo de alimento para conseguir emagrecer não é a solução, para que o emagrecimento aconteça é preciso ter uma alimentação saudável e inserir na rotina diária a prática de atividade física.
.
Não se tem uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, existem apenas indicações. Vamos aqui salientar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se o individuo não apresentar nenhuma restrição médica, afinal a ingestão exagerada destes alimentos pode ser prejudicial.
.
Alimentos como pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, pimentão, café e alguns outros possuem efeito térmico no organismo. Esse efeito térmico faz com que a temperatura do organismo aumente e conseqüentemente faça com que o metabolismo se acelere para queimar energia e gordura.
.
Aí vão alguns alimentos considerados termogênicos:
.
1. PIMENTA: possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.

2. CHÁ VERDE: possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.

3. GENGIBRE: Assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.

4. CANELA: Esta melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas.
.
A escolha dos alimentos quando feita com atenção e cuidado só traz benefícios à saúde do organismo como um todo, este tendo seu funcionamento regular é sinônimo de qualidade de vida!
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
Canela ajuda a controlar o colesterol ruim
Pimenta para emagrecer
O poder de cura do gengibre
Chás verde, branco o amarelo
.Partilhar

sexta-feira, 25 de junho de 2010

EU SOU 12 POR 8

"Eu sou 12 por 8" é uma campanha humanitária criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.
.
A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número 2 vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, 3 vezes mais que aquelas devidas a acidentes e 4 vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
.
O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento. No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão.
.
Saiba mais acessando o site da campanha: www.eusou12por8.com.br
.
Partilhar

quinta-feira, 24 de junho de 2010

VOCÊ ANDA ESTRESSADO?

O estresse está em toda parte, seja no trânsito, no trabalho, relações familiares, nas relações pessoais... É difícil encontrar alguém que não esteja estressado hoje em dia. É o preço que pagamos por levarmos uma vida tão agitada numa grande metrópole. Infelizmente é o nosso corpo que sofre com todas estas “agressões”.
.
O estresse causa uma liberação maior de toxinas em nosso organismo, consome várias vitaminas e minerais, afeta a nossa digestão e o nosso metabolismo (nos tornando mais propensos a ganhar peso), além de ficarmos mais irritados, menos pacientes e mais cansados.
.
A alimentação pode ser uma arma muito poderosa contra os sintomas do estresse. A seguir uma lista de alimentos “desestressantes” que podem melhorar seu astral e sua qualidade de vida no dia-a-dia:
.
• SALSÃO: Possui nutrientes que combatem substâncias liberados no estresse que causam vasoconstrição (compressão dos vasos sanguíneos que pode ocasionar a alta da pressão arterial), além de possuir efeitos calmantes. Acrescente um talo de salsão picadinho em sua salada na hora do jantar, com certeza você vai sentir uma melhora a qualidade do sono.

• AMÊNDOAS: Possuem magnésio em sua composição, a deficiência deste mineral aumenta a ansiedade, a irritabilidade e a insônia. Leve com você um punhadinho de amêndoas para comer nos lanches entre as refeições.

• ASPARGO E ABACATE: Ajudam na formação da enzima antioxidante glutationa peroxidase, fortalecendo e mantendo o fígado sadio. Este órgão tem uma relação direta com o nosso estado de humor.

• CHÁS: Mais especificamente os chás de camomila e folhas de maracujá, que possuem efeito calmante.
.
Caso o seu problema maior seja a irritação e o mau humor, alguns alimentos contribuem diretamente para a formação da serotonina, hormônio do humor, sendo eles: arroz integral; algas - que além de facilitar a excreção das toxinas, é rica em aminoácidos; repolho - rico em antioxidantes, vitamina A, C, E e Beta Caroteno. Ajuda ainda a combater os radicais livres gerados no estresse, evitando o envelhecimento precoce.
.
Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja mais...

Alimentos para melhorar o humor
.
Veja também a matéria do Portal Nutrição em Foco:
.
Partilhar

quarta-feira, 23 de junho de 2010

NOVA TÉCNICA REDUZ OBESIDADE SEM CIRURGIA

Um novo procedimento pode ajudar pacientes obesos a perder peso e até evitar a cirurgia de obesidade, além de controlar o diabetes. Trata-se de uma técnica endoscópica, que insere via oral uma espécie de revestimento de 62 centímetros no início do intestino delgado da pessoa. Isso impede a absorção de comida naquela região. O alimento, então, vai do estômago diretamente para a porção final do intestino.
.
A técnica vem sendo testada com sucesso há mais de um ano no Hospital das Clínicas de São Paulo em 78 pacientes, que perderam, em média, 30% do peso. Uma redução de 10% já é considerada significativa pelos médicos. A prótese colocada é de um material plástico maleável. Ela é deixada no organismo por cerca de um ano. Nesse período, o paciente passa por reeducação alimentar e mudança de hábitos de vida, incluindo prática de atividade física. Isso evita que ele recupere o peso perdido.
.
Todos os pacientes avaliados eram obesos mórbidos (tinham índice de massa corporal acima de 35), portadores de diabetes e doenças associadas. Eles haviam se candidado à cirurgia bariátrica (de obesidade), porque não conseguiam perder peso com métodos não cirúrgicos. Embora a nova técnica seja indicada para quem precisa perder peso antes da cirurgia de obesidade, alguns dispensaram a operação após o resultado obtido. Além disso, 90% deles conseguiram manter o diabetes sob controle. Os resultados mostraram que houve redução no uso de remédios pelos pacientes -20% deixaram de usar drogas antidiabéticas. Os níveis de colesterol e triglicérides também se normalizaram.
.
O procedimento é feito com anestesia geral e dura de 15 a 20 minutos. O índice de complicações é baixo. "Depois, o paciente leva vida normal, apenas toma suplementos vitamínicos para compensar os nutrientes que deixam de ser absorvidos", diz Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, um dos líderes do trabalho, diretor do serviço de endoscopia gastrointestinal do Hospital das Clínicas e professor de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP.
.
"Em dois anos, a técnica deve estar disponível e deve se tornar um furor", acredita. A ideia da prótese surgiu nos Estados Unidos, mas lá só foi testada em animais. O grupo brasileiro é um dos três únicos do mundo a fazer pesquisas em pessoas. "Possivelmente, vai ser um grande auxílio para esses pacientes, mas ainda não temos resultados a longo prazo", avalia Thomas Szegö, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. "A curto prazo, os resultados são muito interessantes."
.
Fonte: Folha de São Paulo
Partilhar

terça-feira, 22 de junho de 2010

20 TRUQUES MAGROS NO SUPERMERCADO

1) Não vá às compras com fome! Com fome compramos mais do que precisamos e já que os alimentos estão em casa, acabamos comendo-os.

2) Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o "supérfluo" de lado e comece suas compras pelo setor de hortifrutis , assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes (que são volumosos) não deixando espaço para os outros ítens que geralmente são mais engordativos.

3) Evite o corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas vista fica mais difícil resistir às tentações.

4) Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os menos calóricos e menos gordurosos, há muitas opções no mercado de produtos mais saudáveis e ao mesmo tempo muito saborosos.

5) Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos nas prateleiras. As novidades de produtos lights e mais saudáveis surgem a cada dia, porém não se iluda com as ofertas levando quantidades desnecessárias, pois podem aumentar as suas calorias diárias.

6) Evite parar em todos os "pontos de degustação", as porções servidas são pequenas, mas no final somam várias calorias.

7) Prefira os alimentos em água e não em óleo, o valor calórico destes últimos é muito maior, além de conter alta concentração de gorduras.

8) Na hora de escolher os cereais matinais, evite aqueles que possuem açúcar refinado na sua composição; há várias opções com mel, açúcar mascavo ou até mesmo não adoçados.

9) Prefira o peito de peru ao invés do presunto, pois é menos gorduroso e ainda você leva calorias a menos.

10) Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, auxiliam no funcionamento dos intestinos e além disto, já existem vários pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.

11) Quando for ao setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais e sem recheios, eles são na maioria das vezes os vilões responsáveis pelas calorias a mais.

12) Prefira os molhos simples aos muito elaborados, estes últimos geralmente possuem na sua composição cremes gordurosos, óleos ou outros ingredientes calóricos.

13) Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos, pois na hora daquela "fominha" são estes que você vai atacar.

14) Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis e consequentemente têm menos calorias.

15) Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelos lights, há muitas opções no mercado e quase não se nota a diferença do sabor. O ideal, porém, é evitar qualquer tipo de refrigerante, pois podem dar gases e impedir a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo.

16) Quando for escolher os sucos industrializados, prefira as versões light ou sem açúcar, os quais quase não possuem calorias. Porém, não se esqueça que o suco natural é mais gostoso e mais saudável, pois fornecem vitaminas e minerais das frutas.

17) Use e abuse de ervas e temperos para acentuar o sabor dos pratos, mas escolha aqueles com menos gorduras.

18) Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos aos amarelos.

19) Opte pelo requeijão light, o qual tem 35 a 40% menos calorias quando comparados aos tradicionais, mantendo o mesmo sabor e dê preferência aos leites e iogurtes desnatados, são menos calóricos por possuírem baixa porcentagem de gorduras.

20) Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você garante a leveza das preparações, além de ser um passatempo bem interessante.
.
Fonte: RG Nutri
Veja também:
Desvendando rótulos
Dicas para compras em supermercados
Ficar sem comer engorda
.
Partilhar

sexta-feira, 18 de junho de 2010

GRÃO-DE-BICO POSSUI MESMO EFEITO QUE CHOCOLATE NA PRODUÇÃO DE SEROTONINA

Apesar de muito nutritivo, dificilmente encontramos receitas ou festividades relacionadas com o preparo e/ou consumo do grão-de-bico. Esse alimento não ocupa lugar de destaque no ranking das leguminosas mais populares entre os brasileiros e a explicação mais aceita para isso refere-se ao custo: o grão-de-bico pode chegar a custar até cinco vezes mais que o feijão!
.
Apesar de pouco consumida no Brasil, essa leguminosa é amplamente utilizada como ingrediente de pratos indianos e em diversas localidades do Oriente Médio, na forma de hummus, falafels e curries. Ele apresenta, em média, 20% de sua composição total de pura proteína. É uma dica valiosa para quem está querendo substituir a carne vermelha em seus menus: o grão-de-bico é uma rica fonte de proteínas que, quando combinado com um cereal integral (macarrão de trigo integral, arroz integral, etc.), tem sua biodisponibilidade potencializada no organismo.
.
Assim, esse alimento pode fornecer um teor de proteínas comparável ao de alimentos à base de carne ou de leite, sem os elevados valores calóricos ou altas quantidades de gordura saturada encontrada nesses alimentos. Outro destaque de sua composição é o elevado teor de fibras (12% da sua composição total), principalmente na casca, que auxilia no melhor funcionamento do intestino. Além disso, a ingestão do grão-de-bico também evita elevações rápidas dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Isso ocorre porque ele proporciona uma queima mais lenta da energia adquirida pelo organismo, diminuindo assim os danos causados pela resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes.
.
O grão-de-bico também é considerado uma excelente fonte de manganês (mineral essencial que atua na síntese de diversas enzimas importantes, relacionadas à produção de energia e as defesas antioxidantes), molibdênio componente que “desintoxica” os sulfitos que, em pessoas sensíveis a eles, podem ser causadores de taquicardias, dor de cabeça, atordoações entre outros.
.
Apesar de todos esses benefícios, a característica que mais tem chamado atenção para essa leguminosa é seu alto teor de triptofano, que é um aminoácido essencial relacionado à produção da serotonina (substância que traz sensações agradáveis e bem-estar). Para quem ainda não reconheceu essa substância, ai vai a explicação: a serotonina é o composto responsável pela sensação de bem-estar causada pelo chocolate.
.
Alguns estudos afirmam que o grão-de-bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, com a vantagem de estar livre das gorduras e carboidratos presentes no mesmo, o que conferiu ao grão-de-bico o título de “grão da felicidade”. Mas devemos sempre lembrar que a plena felicidade não depende apenas do consumo de um alimento rico em certo componente. Ela é um conjunto de vários fatores relacionados entre si, envolvendo uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis.
.
COMO PREPARAR
.
* Antes de lavar os grãos, você deve espalhá-los em uma superfície de cor clara ou para identificar e remover pequenas pedras ou grãos danificados. Após esse processo, coloque-os em um coador e enxágue-os com água corrente fresca.
.
* Para encurtar o seu tempo de cozimento e torná-los mais fáceis de digerir, os grãos-de-bico devem sofrer cozimento, que pode ser realizado de duas maneiras: A primeira consiste em colocar os grãos em uma panela e adicionar duas a três xícaras de água para cada xícara de grão-de-bico. Ferver por dois minutos, tirar a panela do fogo, tampar e deixar de repouso por duas horas. O outro método é simplesmente deixar os grãos de molho por oito horas, com a panela na geladeira para que eles não fermentem.
.
Confira no site: Uol
Veja também:
Feijão branco para emagrecer

Feijão azuki
Tipos de arroz
Cereais integrais: os promotores da saúde
.Partilhar

quinta-feira, 17 de junho de 2010

5 FORMAS DE CONSUMIR MAIS LEITE EM CASA

Após o período de amamentação, o ideal é incluir leite e derivados na alimentação das crianças, seja em fórmulas infantis, misturado com frutas e até papinhas. Confira as dicas e sugestões para incluí-los na alimentação do seu filho:
.
NA PAPINHA DOCE: Misture o leite às papinhas de frutas depois do alimento amassado com um garfo. Escolha as naturalmente mais doces, como banana e mamão.

NO IOGURTE: Iogurtes naturais são outra boa fonte de cálcio. Dá para misturar com frutas também. Compre os integrais. Aqueles com porcentagem menor de gordura não são adequados para as crianças, porque nessa fase elas precisam dessa substância para se desenvolver e crescer.

NO COPO: Se o seu filho usa mamadeira, você pode começar a dar o leite em copos coloridos. A novidade atrai a atenção, afinal, ele passará a tomar o leite como você.

NO QUEIJO: Os queijos brancos podem ser consumidos por crianças a partir de 1 ano e meio. Espere até os 2 anos para oferecer coalhada seca. Se seu filho tem mais de 6 anos, ele já pode comer queijos mais fortes, como o provolone.

NA PAPINHA SALGADA: Acrescente leite na papa de vegetais e carne, transformando-a em um creme. Não misture leite a alimentos que contêm muito ferro. Nesse caso, o cálcio dificulta a absorção do nutriente.
.
Prefira leite e iogurtes integrais. Os desnatados são contra-indicados para a criança, pois além de possuir densidade energética muito baixa, pode causar deficiências severas de gorduras essenciais e determinadas vitaminas. Os leites achocolatados também devem ser evitados durante o 1º ano e vida devido à presença de alguns fatores antinutricionais do chocolate, os quais podem comprometer a utilização da proteína e do cálcio do leite. O leite de vaca não submetido a processamento térmico prévio é desaconselhável. Leites in natura expõem a criança ao risco de doenças e intoxicações.
.
Fonte: Revista Crescer
Confira também:
Tipo de gordura do leite integral protege o coração e ajuda a emagrecer
Alergia ao leite de vaca
Queijo para que te quero
.Partilhar

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PARA GANHAR PESO SE ALIMENTE BEM

Há quem pense que, planos alimentares personalizados, dietas e mudanças no hábito alimentar são coisas somente para indivíduos que tem como objetivo o emagrecimento, mero engano!
.
Pessoas que estão abaixo do peso ou que apresentam histórico genético, ou seja, que os pais e familiares próximos são magros, estas possuem o desejo de ganhar peso, mas peso adquirido de maneira saudável. Os indivíduos que querem ganhar peso, precisam entender que não basta apenas aumentar as porções de alimentos e muito menos trocar os lights pelos produtos tidos como “normais” ou tradicionais.
.
É sim necessário saber o que é correto de se fazer, para que o ganho de peso aconteça de maneira saudável, ou seja, que aconteça pelo aumento da massa magra e não da massa gorda. Por essa e outras coisas que ganhar peso saudavelmente não é fácil, muita das vezes a dificuldade em ganhar peso se deve ao metabolismo, que por algum motivo aproveita os nutrientes para formar energia e não armazená-la, ou por genética, ou por distúrbios como o hipertireoidismo que podem dificultar o aumento de peso.
.
A tireóide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por regular a nossa taxa de metabolismo, quando esses hormônios são produzidos em excesso, como é o caso do hipertireoidismo, há um aumento do nosso gasto metabólico basal, ou seja, calorias “gastas” para realizar as nossas funções vitais.
.
A mesma recomendação dada para aquelas pessoas que buscam a perda de peso é válida também para as que desejam ganhar peso, ou seja, dieta saudável e equilibrada e a prática regular de atividade física. Lembrem-se que pessoas tidas como magras não é sinônimo de saúde, pois estas também desenvolvem doenças como: colesterol, hipertensão e diabetes.
.
Portanto, nada de exagerar nos doces, frituras, alimentos tipo fast-food, embutidos, queijos amarelos, etc. independente do peso na balança! O ideal é procurar um nutricionista para que este elabore um plano alimentar personalizado, de acordo com a necessidade de cada um, o nutricionista é quem vai avaliar se existe a necessidade ou não da ingestão de suplementos alimentares.
.
FIQUE POR DENTRO DAS DICAS
.
º Evite ficar sem alimentar por mais de 2 horas, realize de 5 a 6 refeições diárias;
º Prefira os carboidratos integrais, excelente fonte de energia e muito nutritivo;
º Utilize o azeite de oliva diariamente, este além de aumentar a ingestão de calorias, auxilia no combate aos radicais livres e no controle das taxas de colesterol;
º Consuma frutas oleaginosas como: macadâmia, nozes, castanhas. Assim como o azeite, elas são fonte das chamadas “gorduras boas” (mono e poliinsaturadas) e te ajudarão na prevenção de doenças cardiovasculares.
º A prática de exercício físico e musculação favorecem o aumento de massa muscular e conseqüente aumento de peso.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja mais...
Suco de beterraba aumenta a resistência física
Carboidratos garantem energia e boa alimentação

Suplementação em crianças
.Partilhar

terça-feira, 15 de junho de 2010

ESTUDO INDICA QUE COZINHAS CONCENTRAM MAIS BACTÉRIAS DO QUE BANHEIROS

Estudo realizado mostra que cerca de dois terços dos banheiros têm alto nível de contaminação por bactérias nos rejuntamentos.
.
Apesar desse dado, o trabalho revela que o banheiro não é o ambiente mais sujo da casa, como explica o virologista britânico John Oxford, professor da Escola de Medicina e Odontologia Queen Mary, da Universidade de Londres.
.
ONDE EXATAMENTE ESTÃO OS MICRÓBIOS?
.
Nos panos de prato, nas esponjas e, acredite, no interior da geladeira! A pesquisa foi conduzida em nove países. Em cada um, foram coletadas amostras em vinte domicílios de diferentes classes sociais e presença de crianças. Apesar do número limitado de amostras analisadas (o grupo pretende ampliar o estudo), Oxford explica que o estudo ajuda a detectar problemas de higiene nos lares e direcionar as recomendações para o público.
.
Em todos os países, o rejuntamento do banheiro (também conhecido como “rejunte”) foi o campeão de sujeira. Além da E. coli, bactéria causadora de infecções intestinais, a presença de fungos também foi alta - a umidade é perfeita para esses micro-organismos, que ao serem inalados podem provocar alergias respiratórias.
.
GELADEIRA
.
A segunda área das residências com maior quantidade de micro-organismos, de acordo com a pesquisa, foi o interior da geladeira. Os exames acusaram grande quantidade de bactérias e fungos em quase metade dos lares. O problema é consequência do hábito de deixar a comida direto sobre a prateleira e também pela temperatura inadequada – ao abrir a porta com frequência, o ambiente se aquece e as bactérias e fungos se proliferam. A recomendação é limpar as superfícies pelo menos uma vez por mês.
.
PANO E ESPONJA
.
Outra fonte de micróbios da casa é o pano de prato: os testes acusaram excesso de bactérias em 36% das amostras. Para piorar, os pesquisadores encontraram E. coli, que tem origem fecal, em 6% delas, e Staphylococcus aureus, que se prolifera na pele e nas narinas, em 5%. Isso significa que muita gente não lava as mãos corretamente e depois utiliza a toalha para enxugar os pratos, contaminando a louça e a comida.
.
O ideal é trocar o pano da cozinha todos os dias e lavá-lo com água quente. O aquecimento, aliás, também é útil para lavar a louça. Oxford também ressalta que as pessoas devem tomar cuidado com as esponjas na cozinha. Se não for possível trocá-las com frequência, ele recomenda que elas sejam desinfetadas todos os dias após a lavagem da louça.
.
As pessoas devem dobrar os cuidados com a limpeza das mãos e das superfícies (como mesas, controles-remotos, telefones, teclado do computador etc) quando algum morador da casa estiver doente. “O vírus influenza, causador das gripes, sobrevive por cerca de duas horas nas mãos, por até 24 horas nas superfícies de plástico ou aço e até 48 horas na madeira”, ensina Oxford, que é considerado um dos maiores especialistas do mundo em gripe suína, ou H1N1. Pelo que mostram os estudos, as pessoas ficam mais doentes por problemas de higiene do que se imagina.
.
Veja a matéria completa no site Uol
Veja mais...
Quais alimentos não apropriados para congelamento?
Higienize frutas e hortaliças corretamente
Para as frutas amadurecerem mais rápido
Má conservação de alimentos pode causar intoxicação
.Partilhar

segunda-feira, 14 de junho de 2010

TIPO DE GORDURA DO LEITE INTEGRAL PROTEGE O CORAÇÃO E AJUDA A EMAGRECER

Um tipo de gordura presente no leite de vacas alimentadas com pasto pode diminuir o risco de infartos, segundo pesquisa publicada no "American Journal of Clinical Nutrition".
.
A versão integral do leite contém uma gordura insaturada, chamada ácido linoléico conjugado (CLA, na sigla em inglês) que, além de proteger o coração, ajuda a emagrecer.
.
Os pesquisadores da Harvard School of Public Health, em Boston (EUA), analisaram dados de 4.000 pessoas. Os 5% com maior concentração de CLA no corpo tiveram 36% menos risco de infarto do que os com menor concentração. A líder do estudo, Hannia Campos, diz que esse benefício pode compensar os danos causados pela gordura saturada presente no leite integral.
.
Como nos EUA a maior parte das vacas é criada em confinamento e não no pasto, os pesquisadores coletaram dados na Costa Rica, onde a regra ainda é a criação extensiva. Eles identificaram 2.000 costa-riquenhos que tiveram infartos não fatais e outros 2.000 que não tiveram e mediram a quantidade de CLA em seus tecidos gordurosos. Quando isolado das outras gorduras, o CLA diminuiu em até 49% o risco de infarto.
.
"Leite integral e laticínios em geral ficaram com uma reputação muito ruim nos últimos anos, por causa da gordura saturada e do colesterol, e agora descobrimos que o CLA pode ser ótimo para a saúde", disse Michelle MacGuire, da American Society for Nutrition, que publicou o estudo. "O leite integral não é o vilão."
.
Confira a matéria no site: Emex Nutrição Orientada
Veja mais...

Leite: adolescente tem que beber
Brasileiros consomem 40% menos leite que o recomendado
Leite de vaca ou de soja?
.Partilhar

domingo, 13 de junho de 2010

SOPAS NUTRITIVAS PARA TODA A FAMÍLIA

O inverno chega oficialmente no dia 21 de junho, mas os dias frios já se instalaram nas regiões Sul e Sudeste e, com ele, bons momentos para saborear uma sopa no jantar. Servidas como complemento ou refeições únicas, as sopas têm a vantagem de serem práticas e, geralmente, de preparo rápido.
.
Outra vantagem é que elas preservam as qualidades nutricionais dos alimentos – assim, fica bem mais fácil convencer seu filho a comer aquele legume que ele não gosta, por exemplo.
.
De acordo com Juliana Simões, supervisora de nutrição do Hcor (Hospital do Coração) de São Paulo, as sopas mais indicadas, e com as propriedades nutricionais recomendadas, são aquelas preparadas com legumes e verduras, um tipo de carboidrato (arroz ou macarrão) e proteína (carne).
.
Ela também explica que as receitas à base de leguminosas (que normalmente são ricas em carboidratos e proteínas) também devem levar um tipo de legume ou verdura. O cuidado na hora do preparo fica para a quantidade de sal, que deve ser pequena.
.
Veja receitas no site da Revista Crescer
Veja também:
Inverno e sopa
Perdi peso mas não cheguei ao peso ideal
Crianças sofrem mais no inverno
.Partilhar

sexta-feira, 11 de junho de 2010

NÃO PERCA O JUÍZO NA COPA DO MUNDO

Hoje começa a tão esperada Copa do Mundo 2010! Casa cheia, torcida verde e amarela, espectativa total... mas, e os petiscos? Para quem está fazendo dieta ou controlando peso, colesterol, triglicérides e mais aquele monte de probleminhas de saúde, é hora de não deixar a peteca cair e redobrar os cuidados com a alimentação!
.
FIQUE DE OLHO NAS DICAS
.
O melhor é o meio termo, ou seja, equilíbrio. Para isto procure selecionar tira-gostos mais leves e tão saborosos como um filé com fritas e queijo. Iscas de frango com legumes; palitos de aipo, cenoura e pepino; tomate cereja com queijo e orégano, são ótimas opções! Quanto às bebidas, sabemos que a cerveja é a bebida oficial e a queridinha no mundo do futebol, mas infelizmente é um inimigo para quem controla glicose, triglicérides ou simplesmente as calorias. A sugestão é reduzir na quantidade.
.
E o mais importante após um excesso é a compensação. A coisa funciona como nas finanças, após gastarmos demais o que fazemos? Reduzimos os gastos para equilibrar o orçamento novamente, não é mesmo? Assim deve ser. Portanto, no dia seguinte procure pegar firme na atividade física e busque uma alimentação desintoxicante, regada à água, frutas (melancia, laranja, melão, morango), salada crua e carne branca. Você vai sentir a diferença!
.
E veja mais dicas no site da Clinlife
Veja também:
.
Partilhar

quinta-feira, 10 de junho de 2010

APROVEITE AS FESTAS JUNINAS SEM SAIR DA DIETA

O mês de junho está aí e além da esperada Copa do Mundo, começam também as comemorações aos dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). Junto com as homenagens aos santos, vem também as festas juninas e suas guloseimas deliciosas, na maioria das vezes bastante calóricas! A boa notícia é que dá para aproveitar a festa sem descuidar da dieta e da saúde.
.
Pé de moleque, maçã do amor, cocada, pinhão, vinho quente, quentão, milho verde, canjica, arroz doce, paçoca, pamonha. As opções são inúmeras e fugir dessas tentações é missão quase impossível, então o jeito é não exagerar na quantidade. Alimentos como milho, abóbora, arroz, amendoim, sozinhos não oferecem riscos a sua dieta, o problema é que na maioria das vezes eles estão acompanhados de açúcar, creme de leite, manteiga, leite de coco, coco, leite condensado.
.
Como a maioria das festas acontece a noite, o ideal é que substitua o seu jantar por uma das preparações salgadas, o caldo verde e o churrasquinho no pão são ótimas opções. Para a sobremesa, escolha somente uma das opções, de preferência a menos calórica e modere na quantidade. Com equilíbrio e moderação é possível aproveitar a festa e todas as suas delícias, sem sair da linha e ganhar alguns quilinhos!
.
E FIQUE DE OLHO NAS CALORIAS DAS TÍPICAS COMIDAS
.
Fonte: Terra

Partilhar

terça-feira, 8 de junho de 2010

CRIANÇAS SOFREM MAIS NO INVERNO

Com a proximidade do inverno, é natural que os pais fiquem apavorados com doenças respiratórias. As baixas temperaturas aliadas com o clima muito seco são fatores agressivos para o sistema imunológico das crianças.
.
Nosso corpo possui defensores naturais para essas agressões, mas como os pequenos ainda estão em fase de amadurecimento, essas barreiras estão se desenvolvendo. Em temperaturas muito baixas os brônquios não conseguem proteger com total eficiência o corpo. O ressecamento da pele a torna mais vulnerável para dermatites e dermatoses. A ocorrência de conjuntivite também é bastante comum no período.
.
Alguns cuidados são fundamentais para evitar esses males. A hidratação é essencial, além de oferecer bastante água é indicado que se aplique soro fisiológico nas narinas para evitar ressecamento das mucosas. Fugir de aglomerações, evitar ambientes fechados sem boa ventilação, agasalhar-se bem, lavar e arejar roupas que ficam guardadas por muito tempo – acumulam facilmente fungos e mofos, vilões responsáveis por crises de rinite, asma e bronquite - evitar lugares com muita poeira.
.
Segundo o médico Sylvio Renan de Barros, autor do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses”, a conduta básica é a regra dos 11. Segundo ele, são 11 as causas da maioria das infecções respiratórias: Os 10 dedos das mãos e a garganta. Enfatiza que é imprescindível ensinar as crianças a não levar as mãos aos olhos, boca ou narinas se não estiverem muito bem lavadas. A higienização reduz o risco de doenças.
.
Manter o consumo de frutas e verduras, principalmente, nessa época do ano, é essencial para fortalecer o sistema imunológico e prevenir as crises de alergias.
.
Fonte: Revista Pais e Filhos
Veja também:
Alergia ao leite de vaca
Consumo precoce de glúten pode causar constipação
Sorvete faz mal para crianças
.
Partilhar

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PREFIRA SUSHI SEM SHOYU

A ProTeste analisou o rótulo de nove molhos, três de cada tipo, shoyu, inglês e pimenta, para indicar uma alternativa mais saudável à sua alimentação. O molho shoyu, muito utilizado na culinária oriental, deve ser consumido com moderação. Apenas uma colher de sopa de molho shoyu traz quase toda quantidade de sódio que um adulto deveria ingerir em um almoço.
.
A mesma quantidade de molho inglês, por sua vez, representa 6% e 16% das necessidades de sódio de um adulto em um almoço. Se você gosta de comida picante, em vez de usar o molho shoyu, use um molho de pimenta. A substância que dá o ardido na pimenta alivia as dores de cabeça, controla níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento de renite.
.
Uma colher de sopa de molho de pimenta tem entre 11% e 22% das necessidades de sódio de adulto em uma refeição. Qualquer molho com glutamato deve ser evitado, pois pode causar alergias. E, se o benzoato de sódio estiver na lista de ingredientes, o molho deve ser evitado por crianças. Este conservante pode causar hiperatividade infantil. Prefira os com sorbato de potássio. Por fim, prefira sempre os alimentos que trouxerem menos sódio. O excesso de sódio causa hipertensão.
.
Fonte: Temperus Gastronômico
Veja também:
Culinária Japonesa
Cravo-da-índia, um aliado da saúde
Pimenta para emagrecer
.Partilhar

domingo, 6 de junho de 2010

ALECRIM AJUDA A REDUZIR TOXINAS EM CARNE GRELHADA

Sabe-se que cozinhar a carne em altas temperaturas cria toxinas chamadas aminas heterocíclicas, que têm sido associadas a alguns tipos de câncer. Marinar a carne diminui o risco ao evitar a formação das toxinas. Porém, um ingrediente que faz grande diferença é o alecrim. Estudos mostram que adicioná-lo à carne bovina e outros tipos de carne antes de grelhar, fritar ou assar reduz significativamente aminas heterocíclicas.
.
Em um estudo publicado no “The Journal of Food Science in March”, cientistas testaram extratos de alecrim em tortinhas de carne que eram cozinhadas em temperaturas entre 190 graus e 204 graus Celsius. O extrato foi adicionado a ambos os lados da carne antes do preparo. Quanto maior a concentração, maior a redução nas aminas heterocíclicas (em alguns casos, houve redução de mais de 90%).
.
Cientistas atribuem o resultado a antioxidantes específicos presentes no alecrim: ácido rosmarínico, carnosol e ácido carnósico. Outro estudo, realizado há dois anos, comparou vários marinados e descobriu que um dos que mais protegiam era uma mistura caribenha, que, como eles escreveram, “continha quantidades consideráveis” dos mesmos três antioxidantes.
.
DICA: Se você não gosta muito de alecrim, ou tem alergia, tente fazer marinados com alho, cebola ou suco de limão. Segundo estudos, essas opções também são eficazes (cebola e alho muito mais do que suco de limão).
.
Fonte: Uol
Veja também:
Como consumir embutidos sem prejudicar o coração?
Carne de avestruz: você já experimentou?
Carne muito passada aumenta o risco de câncer de pâncreas
.Partilhar

sábado, 5 de junho de 2010

EXCESSO DO 'BOM COLESTEROL' PODE SER PREJUDICIAL?

Todos já ouvimos à exaustão sobre a importância de elevar o HDL, o chamado "bom" colesterol, e diminuir o LDL, ou colesterol "ruim", para melhorar a saúde do coração. Mas um novo estudo realizado na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, mostra que, para um grande número de pessoas, nem sempre o colesterol HDL é uma coisa intrinsecamente boa.
.
O trabalho descobriu que um nível elevado de colesterol supostamente bom coloca um grupo de pacientes sob alto risco de eventos coronarianos recorrentes, como dor no peito, ataque cardíaco e morte. Os resultados podem ajudar a explicar os resultados decepcionantes de um medicamento experimental - o Torcetrapib, da empresa Pfizer - projetado para aumentar os níveis de colesterol HDL e que chegou a ser apregoado como uma revolução no tratamento das doenças cardiovasculares.
.
Os autores do estudo acreditam que fatores genéticos e ambientais, principalmente a inflamação, influenciam se os níveis elevados de colesterol HDL terão efeito protetor ou se vão aumentar o risco cardiovascular. Dado um ambiente inflamatório, o conjunto único dos genes de um indivíduo ajuda a determinar se o colesterol HDL passa de bom para ruim no processo de uma eventual doença cardíaca.
.
A atividade da proteína de transferência de éster de colesterol (CETP), que move o colesterol para longe do sistema vascular e está associada com o colesterol HDL, e a p22phox, que influencia os processos relacionados com a inflamação e está associada à PCR, são indicadores de risco neste grupo de pacientes.
.
"Identificar esses pacientes e determinar o que os coloca em alto risco pode ser útil na escolha de tratamentos adaptados às necessidades específicas de subgrupos de pacientes em particular. Isso nos leva um passo mais perto de alcançar o objetivo da medicina personalizada," prevê o Dr. James Corsetti, coordenador do estudo.
.
Veja a publicação do estudo detalhada no Diário da Saúde
Veja também:
Pistache na prevenção de doenças cardiovasculares
Colesterol ou triglicérides: qual pesa mais na sua saúde?

Colesterol em crianças: inimigo silencioso
.
Partilhar

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CUIDE DO VISUAL DA COMIDA DO SEU FILHO

Pense como se fosse uma criança: diante daquela maçã cortada ao meio e uma bandeja cheia de frutas colocadas em espetinhos e cortadas em formatos diferentes, o que você vai preferir? A segunda opção, certamente. O mesmo vale para aquele prato de salada sem graça e outro todo colorido com direito até a formas criativas.
.
Uma pesquisa publicada na revista holandesa Appetite mostrou que as crianças comem mais frutas, verduras e legumes quando eles são apresentados de forma atraente e divertida. Os cientistas analisaram cerca de 100 crianças com idades entre 4 e 7 anos e perceberam que elas sabem que a apresentação não altera o sabor do alimento, mas mesmo assim comeram o dobro da quantidade quando os pratos eram montados com criatividade.
.
“Todos os sentidos devem ser estimulados. A visão com o visual da comida, o olfato ao sentir o cheiro de algo gostoso, o tato para segurar os alimentos com as mãos e sentir a textura, o paladar com o sabor e, por fim, a audição”, diz a nutricionista Solange de Oliveira Saavedra, do Conselho Regional de Nutricionistas (SP). Dar uma cara mais apetitosa à comida não precisa ser trabalhoso. Colocar o arroz em um potinho e depois desinformar, por exemplo, é fácil e já muda a cara do prato.
Partilhar

quinta-feira, 3 de junho de 2010

TREINANDO O CORPO PARA QUEIMAR GORDURA

Quando queremos emagrecer, esperamos fórmulas milagrosas, alimentações mágicas, remédios, vitaminas, suplementos, exercícios sobrenaturais, enfim, algo que exija o mínimo de empenho de nossa parte e que nos faça perder gordura. Quanto mais se estuda, mais se percebe que o emagrecimento depende do esforço e dedicação de quem o procura.
.
Na década de sessenta, pesquisas lideradas pelo Doutor John O. Holloszy nos fez entender melhor a mecânica de queima de gordura durante a atividade física aeróbica (caminhada, corrida, bicicleta e natação, por exemplo). Nosso corpo funciona como um motor flex, consegue produzir energia com gordura e/ou carboidratos. O que Holloszy mostrou foi que, quanto mais expomos o nosso organismo a estímulos aeróbicos de longa duração, mais ele se adapta para queimar gordura.
.
Como se o motor flex passasse, por livre e espontânea vontade, a dar preferência em consumir apenas um tipo de combustível, mesmo tendo os dois combustíveis à sua disposição. Mais interessante ainda foi que este consumo maior de gorduras acontecia durante e após a atividade física; isso significa que a queima de gordura passa a ser maior 24h por dia.
.
Pesquisas mais recentes procuraram então, descobrir quanto tempo é necessário treinar atividades físicas aeróbicas por dia para que esta adaptação ocorra em nosso organismo. No ano passado o American College of Sports Medicine, uma das mais renomadas instituições mundiais em pesquisas na área de atividade física, publicou um artigo recomendando treinar 250 a 300 minutos semanais para promover o emagrecimento e manutenção de peso. Se pensarmos em dias, devemos treinar aproximadamente 40 minutos todos os dias. Será que os sedentários são capazes de fazer todo este esforço logo de cara?
.
Não é indicado para pessoas sedentárias, principalmente aos obesos, começarem um programa de treinamento com tamanho volume (tempo). Uma vez começado, necessitamos de aproximadamente três meses para adaptarmos nossos aparelhos osteo-muscular e cardíaco aos impactos e esforços gerados pelo treinamento. Por isso precisamos de paciência para começarmos de forma lenta e gradativa e de um profissional de educação física que irá prescrever, de forma individualizada, a evolução deste treinamento. O maior índice de desistência nos programas de treinamento para emagrecer acontece nestes três primeiros meses; isso não é mera coincidência.
.
Portanto, comece devagar e dê um prazo, de no mínimo três meses, para atingir tempos de treino próximos ao pedido de 250 a 300 min. semanais. Consulte um nutricionista para adequar a sua alimentação e tenha paciência, pois uma vez que seu motor começar a queimar gordura, ele vai se “viciar” neste combustível e você “emagrecerá até dormindo.”
.
Fonte: Rodrigo Ferraz - UOL
Veja também:
Atividade física previne a insônia
Barras energéticas
Alimentação e corrida
.
Partilhar

terça-feira, 1 de junho de 2010

O PODER DE CURA DO GENGIBRE

Ainda estamos no outono, mas já é possível sentir o friozinho chegando, por isso, este é o momento ideal para falarmos mais sobre uma raiz muito preciosa, capaz de trazer muitos benefícios ao organismo: o gengibre.
.
Cultivada e muito utilizada no Oriente há milhares de anos, o gengibre (zingiber officinalis) é um ingrediente básico e quase obrigatório nas culinárias japonesa, tailandesa e chinesa e indiana.
.
Mas suas propriedades vão muito além do sabor forte e picante, que normalmente agrada o paladar e confere um toque todo especial aos pratos que são preparados com ele. Na medicina ayurvédica, por exemplo, é chamado de “remédio universal”, pela grande variedade de benefícios que proporciona à saúde.
.
O gengibre produz calor no organismo e age de forma eficaz em casos de gripes, tosse, rouquidão, congestão nasal, dores de garganta e outras infecções, atenuando seus sintomas e fortalecendo o sistema imunológico, por isso, sua utilização é muito indicada para tratar e prevenir os males a que estamos sujeitos durante as épocas mais frias do ano.
.
Esta capacidade de esquentar o corpo também provoca uma aceleração no metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente e mantém a vitalidade. Uma boa dica é fazer um escalda pés ou preparar um banho com algumas gotas do óleo essencial de gengibre naqueles momentos em que nos sentimos sem ânimo, apresentando sintomas típicos de depressão, ou esgotados após um dia estressante de trabalho, por exemplo.
.
É antiinflamatório, antibactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais. Nos casos de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose, pode-se massagear as regiões afetadas com o óleo essencial diluído em óleo vegetal, fazendo movimentos fortes e fricção, que produzirão efeitos de aquecimento e analgesia.
.
Pesquisas também comprovaram sua atuação no sistema digestivo e é ótimo para combater náuseas e enjôos, inclusive por pessoas que sofrem com estes sintomas durante deslocamentos de barco ou de carro. Apesar de sua ingestão ser contra indicada durante a gravidez, as mulheres podem utilizar algumas gotas do óleo essencial em um difusor de aromas para aliviar os enjôos característicos dos primeiros meses de gestação. Pacientes que estão sendo submetidos a tratamento com quimioterapia também experimentam um grande alívio das náuseas causadas pelos medicamentos.
.
Você pode incluí-lo no preparo de diversos alimentos, como sucos, sopas, saladas e refogados. Para um uso mais medicinal, o ideal é preparar um chá com as raízes e consumi-lo entre as refeições. Você pode também misturar com outras ervas, como hortelã, eucalipto e capim limão, se o objetivo for tratar de problemas causados por gripes e resfriados. O consumo diário do chá é muito eficaz na prevenção de crises de enxaqueca. Para combater enjôos, basta mastigar um pouco dele cru, com exceção das gestantes, que devem utilizar apenas o óleo essencial, num difusor de ambientes. Também é encontrado, em lojas de produtos naturais, em forma de comprimido e tintura.
.
Fonte: Yahoo
Veja também:
Consumo de ervas será controlado pela ANVISA
Propriedades funcionais da banana verde
Feijão azuki
Os benefícios do amaranto
.
Partilhar